Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Porto: Casa de Chá no Parque da Pasteleira vai ser recuperada

Câmara Municipal do Porto/Porto.pt
Câmara Municipal do Porto/Porto.pt
Autor: Redação

O edifício da Casa de Chá, no Parque da Pasteleira, Porto, vai ser recuperado. Em causa está uma recomendação da CDU que foi aprovada na Assembleia Municipal do Porto por unanimidade, tendo merecido os votos favoráveis de todos os grupos municipais.

Durante a discussão da proposta, o deputado Rui Sá, da CDU, referiu que desde a construção, esta Casa de Chá, que é envolvente ao lago do Parque da Pasteleira, “nunca funcionou como tal, apesar de se terem efetuado concursos públicos para a sua atribuição e seleccionados concorrentes”.

Citado pela Lusa, o deputado lembrou que era intenção “expressa” de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, “a recuperação” do edifício, no âmbito da construção do Museu da História da Cidade, instalado nos antigos reservatórios de água do parque e, segundo Rui Sá, inaugurado em fevereiro deste ano. “A verdade é que o edifício da Casa de Chá do Parque da Pasteleira continua abandonado e em avançado estado de degradação”, afirmou.

Em resposta, André Noronha, do grupo municipal Porto, o Nosso Partido, adiantou que a “recuperação do edifício é necessária” e que a autarquia, em entendimento com a União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, está “aberta a novas soluções”. 

Já a deputada do BE Susana Constante Pereira considerou que a proposta da CDU surge “em boa hora”. A responsável lembrou que trata-se de um espaço para o qual “urge uma resposta” que assegure o “lugar das pessoas” e dos “espaços verdes”.