O licenciamento de fogos em construções novas recuou 6%, face a igual período de 2019, de acordo com a AICCOPN.
Comentários: 0
Licenças de construção nova e reabilitação para habitação caem 10,6% até maio
Photo by Brett Jordan on Unsplash

Até ao final de maio, as obras de construção e reabilitação de edifícios habitacionais licenciadas pelas câmaras municipais caíram 10,6%, para 6.361, em termos homólogos, segundo dados da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN). Já as licenças emitidas para fogos em construções novas recuaram 6% face a igual período de 2019, para 9.404 habitações.

Nos primeiros cinco meses deste ano, por sua vez, o consumo de cimento no mercado nacional aumentou 6,4%, em termos homólogos, totalizando cerca de 1,43 milhões de toneladas, de acordo com a Síntese Estatística da Habitação divulgada pela AICCOPN.

Quanto ao novo crédito concedido pelas instituições financeiras para aquisição de habitação até maio, nota-se um crescimento de 9,6%, em termos homólogos acumulados, para 4.471 milhões de euros. Analisando apenas o mês de maio, apura-se a primeira variação homóloga negativa do ano, com uma redução de 14,6%, face ao mesmo mês do ano anterior.

Relativamente aos valores de avaliação imobiliária da habitação efetuada para efeitos de crédito bancário apurou-se, em maio, um valor mediano de 1.114 euros por metro quadrado (m2), o que traduz um aumento de 8,9%, face aos 1.023 euros por m2 apurados no mês homólogo

Em relação ao Alentejo, a AICCOPN dá nota de que o número de fogos licenciados em construções novas nos doze meses terminados em maio, totalizaram 943, o que traduz um aumento de 3,7% face aos 909 alojamentos licenciados nos 12 meses anteriores. Destes, 52% são de tipologia T3, 24% de tipologia T4 ou superior e 16% de tipologia T2. Quanto aos valores de avaliação bancária na habitação nesta região verificou-se, em maio, um aumento em termos homólogos de 2,5% para 827 euros por m2 .

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta