Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Unidade industrial da Indasa está a crescer: obras estão a cargo da Garcia Garcia

Área de edificação da empresa, localizada em Aveiro, aumentará mais de 40%. Obra desenvolve-se em duas fases, sendo que uma está concluída.

Garcia Garcia
Garcia Garcia
Autor: Redação

A Indasa, especializada na produção de materiais e sistemas de lixamento inovadores, com foco na indústria de reparação automóvel, entregou à construtora portuguesa Garcia Garcia a ampliação da sua unidade, em Aveiro. Trata-se de uma obra que se desenvolve em duas fases: a prmeira, que ficou concluída em maio, incidiu na ampliação de uma nave industrial, e a segunda, que arrancou em junho e termina em março de 2021, prevê a construção de um novo edifício. Desta forma, a Indasa aumentará em mais de 40% a sua área de edificação.

“As instalações são fatores críticos de sucesso para as empresas. No caso da Indasa, além da expansão e melhoria da capacidade produtiva e logística, juntou-se o desafio de concretizar esta obra enquanto a empresa mantém a sua atividade, com o mínimo de constrangimentos e impacto na sua actividade. Além da complexidade e rigor técnico exigidos, sentimo-nos motivados por contribuir para que esta empresa portuguesa fortemente inovadora reforce a sua competitividade internacional”, disse Carlos Garcia, administrador da construtora, citado em comunicado.

Segundo a Garcia Garcia, a obra envolve intervenções a nascente e a poente da fábrica, sendo que a primeira fase, já terminada, contemplou a ampliação de uma nave industrial a nascente do complexo, destinada a receber a última fase do processo produtivo e a logística de expedição da Indasa.

No que diz respeito aos trabalhos da segunda fase, consistem na demolição de um edifício existente e edificação de um novo, que ficará situado no centro do complexo e assumirá uma posição de destaque. “Trata-se de uma estrutura que comportará uma nova linha de produção, um armazém automático e uma nova área administrativa e social da empresa”, lê-se no documento.

De referir que os trabalhos de construção estão a cargo da Garcia Garcia, sendo que o projeto de arquitetura tem a assinatura da NGP Arquitectura. Já o projeto de especialidades foi entregue a Martins da Cruz – Engenheiros Consultores enquanto o projeto de eletricidade está a cargo da Protega - Electrotécnia, Lda.

A Indasa foi fundada há 40 anos e está instalada em Aveiro, sendo é uma das empresas líderes europeias na produção de abrasivos flexíveis de alto performance, pelo que é uma referência internacional para a indústria. A empresa integra atualmente mais de 400 trabalhadores e conta com oito filiais dispersas um pouco por todo o mundo, a saber: Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Polónia, Brasil, EUA e Itália. A sua produção é quase integralmente direcionada para a exportação, 90% do volume de negócios, para mais de 100 países.