Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Obras públicas: contratos celebrados sobem 66% até junho para 1.506 milhões

Já o volume total de concursos promovidos registou até junho, pelo quarto mês consecutivo, “uma variação negativa”, conclui a AICCOPN.

Obras públicas: contratos celebrados sobem 66% até junho para 1.506 milhões
Foto de Pok Rie no Pexels
Autor: Redação

Os contratos de empreitadas celebrados por concursos públicos atingiram 1.506 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, mais 66% que no mesmo período de 2020, segundo dados que constam no barómetro das obras públicas da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), relativo a julho, divulgado esta segunda-feira (26 de julho de 2021).

Mantém-se, assim, “a tendência verificada ao longo dos últimos meses”, refere a associação, adiantando que os contratos de empreitadas de obras públicas celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas prévias atingiram 277 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, mais 27% que no período homólogo. 

“No seu conjunto, o total de contratos celebrados ao longo do primeiro semestre de 2021 situou-se nos 1.893 milhões de euros, mais 47% face ao período homólogo de 2020”, conclui.

No que diz respeito ao volume total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos, registou até junho, pelo quarto mês consecutivo, “uma variação negativa, situando-se em 2.201 milhões de euros, valor a que corresponde uma quebra de 18% face a igual período de 2020”.