Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Obras públicas na pandemia: concursos sobem 20% até novembro e contratos crescem 12%

Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) revela dados mais recentes desta atividade.

Photo by Ümit Yıldırım on Unsplash
Photo by Ümit Yıldırım on Unsplash
Autor: Redação

As obras públicas têm-se mantido em alta, em plena crise pandémica. Isto mesmo mostram os dados mais recentes da associação do setor: os concursos promovidos aumentaram 20% até novembro deste ano, face a igual período de 2019, enquanto os contratos celebrados subiram 12%, em termos homólogos.

Em concreto, o volume total de concursos de empreitadas obras públicas promovidos atingiu os 4.515 milhões de euros até ao mês passado, mais 20% em termos homólogos, correspondendo ao registo mais elevado desde o início desta série, em 2010, de acordo com a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Quanto ao total dos contratos celebrados de obras públicas e registados no Portal Base ao longo dos primeiros 11 meses deste ano, registaram um aumento homólogo de 12%, atingindo os 2.787 milhões de euros.

A AICCOPN mostra ainda que, no âmbito de concursos públicos celebrados, foi registada uma subida de de 6% até novembro, para 2.021 milhões de euros, na comparação com idêntico período do ano anterior.

Já os contratos de empreitadas celebrados em resultado de Ajustes Diretos e Consultas Prévias totalizam 473 milhões de euros no período em análise, ou seja, um aumento de 4% em termos homólogos, segundo a associação.