O Domaine de Boisbuchet, em França, rodeado de espaços verdes acolheu um acampamento de verão onde se deu aso à imaginação.
Comentários: 0
Um acampamento de verão num castelo onde artistas dão aso à imaginação
www.boisbuchet.org/

Design, arquitetura e natureza. Tudo isto junto numa espécie de acampamento de verão que se realiza em França, entre Poitiers e Limoges, num cenário de cortar a respiração. Falamos de um imponente castelo – o Domaine de Boisbuchet – que está rodeado de espaços verdes. Um local ideal para artistas darem aso à imaginação, um paraíso para muitos arquitetos e designers. 

A edição deste ano do Boisbuchet – os “Summer Workshops 2021” – já terminou, no final de agosto, e, segundo escreve o jornal espanhol El País, do lado de fora, o castelo Domaine de Boisbuchet não permite adivinhar o que está a acontecer no interior da propriedade. 

“O castelo é uma oportunidade para programar exposições próprias que mudam anualmente”, disse Mathias Schwartz-Clauss, historiador, curador do Vitra Design Museum até 2013 e agora responsável por essas oficinas e exposições, citado pela revista ICON Design.

Igualmente citado pela publicação, Pepe García, sócio-fundador da consultora de design CuldeSac, que participou em três edições do evento, referiu que os profissionais de design deslocam-se a este local todos os verões com a promessa de terem “uma experiência memorável”. 

O Domaine de Boisbuchet é, segundo Mathias Schwartz-Clauss, um “playground de 150 hectares onde acontecem diversas atividades”. É, no entanto, muito mais que um castelo, visto que há em todo o recinto um conjunto de edifícios de arquitetos conceituados. 

O edifício principal é um típico palacete francês do século XIX, sendo composto por cinco volumes de diferentes formas onde se destacam algumas torres, um imóvel, de resto, que está a ser alvo de obras de restauração. Há ainda espalhados pela propriedade quase 20 edifícios, no chamado parque arquitetónico. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta