Projeto de expansão da linha vermelha do metro de Lisboa vai avançar. Mas agência do ambiente apontou algumas condicionantes.
Comentários: 0
Extensão do metro de Lisboa
Estação de São Sebastião, Lisboa wikimedia_commons

O projeto de expansão do metro de Lisboa tem sido alvo de duras críticas por parte dos moradores das freguesias de Campo de Ourique e na Estrela que estão preocupados com os impactos gerados pelas obras. Mas o projeto que vai prolongar a linha vermelha de São Sebastião até Alcântara já teve luz verde por parte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), embora com algumas condicionantes. Este é um passo fundamental para que a obra avance.

O que é que o projeto de extensão da linha vermelha do metro de Lisboa traz de novo para a cidade? No final de 2025, neste novo trajeto do metropolitano de cerca de 4 quilómetros ficarão disponíveis quatro novas paragens de metro nas:

  • Amoreiras;
  • Campo de Ourique;
  • Avenida Infante Santo;
  • Alcântara.

Ao projeto de extensão do metro de Lisboa - que terá um custo previsto de 304 milhões de euros –, a APA não apontou alterações substanciais aos termos técnicos e ambientais, refere o Público. Mas ressalvou que o projeto está sujeito a algumas condicionantes, sobretudo, no fim da linha, em Alcântara, que termina num troço em viaduto por cima do acesso à Ponte 25 de Abril, onde vai ser instalada a Estação de Alcântara.

As condicionantes no troço final da linha vermelha são...

Junto ao Baluarte do Livramento e na zona de Alcântara - onde está prevista a construção do viaduto -, a APA considera que o programa funcional deverá ser “clarificado” e sugere uma “aposta numa estratégia de minimização das áreas a demolir, incluído as instalações da Casa de Goa (na salvaguarda dos paramentos das muralhas existentes) e da antiga vila operária (pelo seu valor de memória)", lê-se na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) publicada pela APA no final de agosto.

Sobre este ponto, a agência propõe ainda uma “revisão do projeto, de modo a assegurar que a sua construção, preferencialmente em túnel mineiro, não afetará a integridade do troço da muralha de cronologia anterior à fortaleza seiscentista, objeto de escavação e valorização nos anos 90 do século XX”, diz ainda.

“Relativamente à Estação Alcântara deve ser demonstrada a viabilidade da sua localização no ramo de Acesso à Ponte 25 de Abril, em resultado da articulação com as entidades competentes nesta matéria, designadamente a Câmara Municipal de Lisboa, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes e a Infraestruturas de Portugal”, refere o mesmo documento. Em concreto, a APA pede um estudo de tráfego para “avaliar os impactos do projeto” a este nível.

Além disso, a agência do ambiente quer ainda que este projeto de extensão do metro de Lisboa "preveja uma adequada requalificação dos espaços e demais integração paisagística”.

    Ver comentários (0) / Comentar

    Para poder comentar deves entrar na tua conta