Banco e consultora imobiliária assinaram um acordo de colaboração que visa apoiar os investidores no processo de transição sustentável.
Comentários: 0
Sustentabilidade no imobiliário comercial
Francisco Horta e Costa, Diretor Geral da CBRE Portugal, e Ana Rosas Oliveira, Administradora Executiva do BPI Créditos: BPI

O BPI e a CBRE assinaram um acordo de colaboração para apoiar os investidores imobiliários no processo de transição sustentável, com incidência na construção e na renovação de imóveis comerciais.

Trata-se de um acordo que visa apoiar os clientes das duas organizações, com propostas de serviços e assessoria especializada para melhorar a sustentabilidade dos seus imóveis comerciais. Isto com o objetivo de alcançar uma maior eficiência energética, cumprir metas de descarbonização, reduzir custos operacionais e, potencialmente, obter uma melhoria da classificação dos seus imóveis, refere o BPI, em comunicado. 

“A primeira fase passará por uma análise preliminar, sem investimento por parte do cliente, que permitirá diagnosticar os imóveis com maior potencial de transformação. Para os clientes interessados em prosseguir para a segunda fase, seguir-se-á uma análise técnica desenvolvida pela CBRE e que inclui conjuntamente uma proposta de medidas de melhoria de sustentabilidade e respetivo plano de ação, bem como de investimento associado”, lê-se na nota.

Citado no documento, Francisco Horta e Costa, Managing Director da CBRE, destaca “a grande importância que os temas ESG apresentam no mercado imobiliário e o impacto que um correto e sustentado posicionamento ESG tem na valorização de ativos”. 

“Investidores e ocupantes estão atentos e disponíveis a pagar um prémio entre 10 a 15% para investir ou ocupar edifícios sustentáveis. Por outro lado, além do ‘Green Premium’, vemos hoje edifícios obsoletos ou sem medidas de sustentabilidade a ser excluídos de transações e/ou a serem alvo de ‘Brown Discount’”, explica. 

O papel do BPI, para viabilizar esses projetos, passa por facilitar o acesso a soluções de financiamento alinhadas com as melhores práticas de responsabilidade ambiental e social. “Os clientes podem beneficiar de condições de financiamento ajustadas à especificidade de cada projeto, sujeitas a análise casuística de risco e a condições de ‘pricing’ a acordar entre as partes”, adianta o banco.

Para Ana Rosas Oliveira, administradora executiva do BPI, a sustentabilidade é um “pilar fundamental” do banco, que se compromete a apoiar os clientes “no caminho para a neutralidade carbónica”. “Queremos, através de financiamento verde, criar condições que permitam aos clientes atingir as suas metas de sustentabilidade”, acrescenta. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta