Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Remax: as palavras de motivação de Beatriz Rubio aos colaboradores de lojas

“Aprender a ultrapassar obstáculos”. “Desafiem-se passando à ação”. “Não queremos ser perfeitos, mas sim surpreendentes”. “Há que sair da zona de conforto e ir para a zona de desconforto”. Estes foram alguns dos conselhos dados por Beatriz Rubio, CEO da Remax Portugal, numa palestra que ministrou esta terça-feira, em Lisboa, a mais de 130 coordenadores de lojas da mediadora de todo o país.

Trata-se, conforme explica ao idealista/news, de uma palestra de motivação destinada a quem tem, por vezes, uma “função esquecida”. “A nossa prioridade na Remax é fazer muito marketing interno, tudo o que tenha a ver com motivação dos colaboradores e reconhecimento do seu trabalho. Além dos vendedores e dos donos da agência existe uma função às vezes esquecida, que é o motor da loja, o eixo principal. São os coordenadores de loja. Aqui [na palestra] estão pessoas que trabalham tanto com o broker como com o vendedor, são intermediários, trabalham com as emoções de todas estas pessoas”, conta.

De referir que na palestra participaram mais de 130 coordenadores de lojas, a maioria mulheres – havia apenas três homens. “Não é nada pensado [haver mais mulheres nesta função]. Mas é verdade que a mulher no aspeto de gerir emoções tem como que um dom que lhe foi dado. Mas pode perfeitamente ser um homem a ter estas funções. As pessoas têm é de ter um perfil mais conciliador e uma parte emocional vincada”, revela Beatriz Rubio.

"Acredito muito na motivação e no reconhecimento. Esta é uma das maiores falhas que tem o ser humano"
Beatriz Rubio

Segundo a CEO da Remax, estas coordenadoras de lojas não conseguem muitas vezes participar nas reuniões ou nas convenções da empresa, porque “estão muito ocupadas” com o seu trabalho nas respetivas agências, daí ter decido dar pela primeira vez esta palestra: “Acredito muito na motivação e no reconhecimento. Esta é uma das maiores falhas que tem o ser humano. Já trabalhei em muitas multinacionais, nas quais ganhei muito dinheiro, mas depois esqueciam-se de dizer: ‘Obrigada, Beatriz’. É preciso dar a palmadinha nas costas, dizer obrigado”.

Em prol da motivação

Adília Zurzica é uma das mais de 130 coordenadoras de loja que assistiu à palestra de Beatriz Rubio. “Este evento é muito bom, porque se há eventos para brokers parece-me muito bem que haja também para nós coordenadoras Assim convivemos e partilhamos experiências”, diz ao idealista/news.

De acordo com a coordenadora da agência Remax Évora, que integra a loja há já dez anos e gere uma equipa de 22 pessoas, “é muito bom receber esta palmadinha nas costas e dizer-se às pessoas que estão a fazer um bom trabalho, o que aumenta a motivação”.

Uma opinião, de resto, partilhada por Nuno Martins, coordenador – um dos três que marcou presença na palestra – da Remax Padrão, na Amora, Seixal (Setúbal). “É importante os coordenadores conhecerem-se para partilhar experiências, tirarem dúvidas, etc.”, refere.

“Esta palmadinha nas costas, este agradecimento que recebemos é muito importante. Muitas vezes somos a primeira cara que os consultores vêm quando chegam à loja, e não sabemos se eles chegam alegres ou tristes... Somos o primeiro impacto. Temos de tentar dar sempre um bom dia alegre a todos e gerir as emoções”, acrescenta.