Comentários: 0
Fernando Rocha Andrade fotografado pelo Público

A convite da Galp, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais viajou para assistir a jogos de futebol da seleção portuguesa no Euro 2016. O CDS reagiu pedindo a demissão de Fernando Rocha Andrade, por considerar um ato "reprovável e grave", mas a empresa veio dizer este que "este tipo de iniciativas é comum e considerado aceitável no plano ético das práticas empresariais internacionais". O governante também considera "natural".

A edição 'online' da revista Sábado noticiou na quarta-feira que o secretário de Estado Fernando Rocha Andrade viajou a convite da Galp para assistir a encontros da seleção portuguesa durante a fase de grupos do Europeu.

A Galp explicou, entretanto, à Lusa que patrocina a Seleção Nacional de futebol desde 1999, sublinhando que "este tipo de iniciativas é comum e considerado aceitável no plano ético das práticas empresariais internacionais" e acrescenta que "a única coisa que pretende com todos e com cada um destes convites é fomentar o espírito de união em torno da Seleção Nacional, cujos valores se coadunam com os da marca Galp".

Entre os convidados, detalhou a empresa, estavam parceiros de negócios, fornecedores e prestadores de serviços, agências de publicidade, representantes institucionais e dezenas de clientes, grandes e pequenos.

Conflito de interesses

Ainda na quarta-feira, tal como conta a Lusa , o PSD pediu esclarecimentos do Governo sobre a viagem paga pela Galp, lembrando que a empresa tem pelo menos um litígio fiscal pendente de muitos milhões de euros com o Estado, em particular com um serviço que depende da tutela do próprio secretário de Estado.

Numa nota enviada à agência de notícias, na quarta-feira pelo gabinete de imprensa do Ministério das Finanças, o secretário de Estado confirma que aceitou o convite feito pela Galp, tendo considerado "o convite natural, dentro da adequação social" e entende que "não existe conflito de interesses".

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta