"Projeto Lúcia", como foi designada a carteira, tem um valor nominal de 60 milhões e ativos imobiliários no valor de 50 milhões.
Comentários: 0
BCP vende carteira de crédito malparado
idealista/news

O BCP concluiu a venda de uma carteira composta por crédito malparado (Non Performing Loans/NPL) com valor nominal de 60 milhões e ativos imobiliários no valor de 50 milhões de euros, designada “Projeto Lúcia”, revelou a administração do banco em conferência de imprensa. O BCP adiantou, de resto, que vai continuar a desfazer-se de ativos tóxicos. De acordo com o Jornal Económico, o comprador foi a LX Partners, em parceria com a Cabot.

“Vamos continuar a ir ao mercado a fazer operações”, disse Miguel Maya, CEO do BCP, quando questionado pelos jornalistas se a entidade ia voltar a vender carteiras de NPL

O banco apresentou uma redução de 543 milhões de euros de Non-Performing Exposure (NPE) em 2021, tendo sido de 485 milhões a redução na atividade doméstica. A instituição adiantou que esta redução das NPE dá “continuidade ao sucesso da estratégia de desinvestimento em NPE implementada pelo banco nos últimos anos”. 

O NPE refere-se a crédito a clientes (crédito a clientes ao custo amortizado e crédito a clientes ao justo valor através de resultados) vencido há mais de 90 dias ou crédito com reduzida probabilidade de ser cobrado sem realização de colaterais, se reconhecido como crédito em default ou crédito com imparidade, escreve a publicação. 

Os resultados apresentados pelo banco permitem concluir que o rácio de NPE de crédito do grupo está nos 4,7%. Em 2021, o rácio de NPE, em percentagem da carteira de crédito total, continuou a evoluir favoravelmente, tendo diminuído de 5,9% no final de 2020 para 4,7% em 31 de dezembro de 2021, destacando-se o contributo da carteira de crédito doméstica, cujo rácio de NPE diminuiu de 6,1% para 4,7% no mesmo período.  

Relativamente aos indicadores de cobertura, houve uma melhoria generalizada no último ano (para 68%), destacando-se o desempenho da atividade em Portugal, cujo grau de cobertura de NPE por imparidades aumentou de 63% no final de 2020 para 68,5% em 31 de dezembro de 2021.

No que diz respeito à carteira líquida de imóveis recebidos por recuperação, diminuiu 32,8% num ano, entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021. O valor da carteira, calculado por avaliadores independentes, situa-se 32% acima do respetivo valor contabilístico, diz o banco, escreve a publicação, acrescentando que o BCP vendeu 1.677 imóveis em 2021 (2.414 imóveis em 2020), tendo o valor de venda excedido o valor contabilístico em 22 milhões de euros.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta