Comentários: 0
Investidos 115 milhões de euros em Portugal em imobiliário comercial até junho
GTRES

Nos primeiros seis meses do ano, o investimento total em imobiliário comercial em Portugal ascendeu a 115 milhões de euros, um valor ligeiramente inferior ao registado no mesmo período do ano passado. Em termos europeus, e segundo um estudo da consultora CBRE, foram investidos em imobiliário comercial 84 mil milhões de euros, face aos 67 mil milhões homólogos. França e Alemanha lideram este crescimento.

Registaram-se, entre janeiro e junho deste ano, 13 negócios em Portugal, tantos como nos primeiros seis meses de 2013. De referir, no entanto, que em 2013 o investimento foi alavancado por um único negócio, a alienação de 50% do CascaiShopping à Sonae Sierra, que representou 70% do total investido nesse período.

Segundo o estudo, dos 13 negócios realizados em Portugal, 60% são relativos a investimentos realizados por estrangeiros. A grande maioria do volume total de investimento (84% dos 115 milhões de euros) provém também do estrangeiro, sobretudo dos EUA, da China e do Brasil.

França e Alemanha, os motores do crescimento  

Em termos europeus, sublinhe-se a “prestação” de França e Alemanha, países em que o investimento imobiliário aumentou 11,1 mil milhões e 17 mil milhões de euros no primeiro semestre, respetivamente.

Outro indicador de mudança é comprovado com o facto de terem sido concluídas nos primeiros seis meses deste ano quatro transações distintas por mais de mil milhões de euros, o que acontece pela primeira vez desde 2007, segundo a CBRE. Duas destas transações ocorreram em França, uma na Alemanha e uma correspondente a um portfólio distribuídos por vários países. 

Para Chris Ludeman, Global President do Departamento de Capital Markets da CBRE, “as variações dos preços nos mercados nacionais e a melhoria das perspetivas da economia europeia levaram os investidores dos EUA a interessarem-se na Europa de forma mais ambiciosa do que nos últimos anos”. “Este investimento é dominado por gestoras de fundos, mais do que pela compra direta de investidores, portanto em certa medida estas representam um canal de capital global mais do que apenas capital dos EUA. Contudo, o aumento ao longo dos últimos trimestres tem sido notável”, frisou.

Atividade de investimento em imobiliário comercial por pais

Investidos 115 milhões de euros em Portugal em imobiliário comercial até junho

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta