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era informa senhorios sobre risco de incumprimento de inquilinos

o instituto de habitação e reabilitação urbana (ihru) tem recebido, em média, 200 contactos telefónicos diários e 15 presenciais a solicitar informações sobre a nova lei do arrendamento, que entrou em vigor em novembro do ano passado. segundo angenor afonso, do departamento de incentivo ao arrendamento do ihru, quem utiliza o atendimento são sobretudo inquilinos com mais de 65 anos e senhorios com mais de 50. situação semelhante acontece com a associação lisbonense de proprietários (alp) e com a associação dos inquilinos lisbonenses (ail) 

no caso dos arrendatários, trata-se de idosos com pouco acesso à informação e que após serem contactados pelo senhorio pretendem conhecer os "mecanismos de protecção que a legislação prevê para a sua situação", esclarece o ihru. há também solicitações de inquilinos que apesar de não terem sido contactados pelo senhorio pretendem saber qual o valor máximo que lhe pode ser proposto e o que devem fazer

de acordo com o diário de notícias, as questões mais colocadas são sobre o início do processo de actualização de renda, a resposta dos inquilinos às propostas dos senhorios e as regras a aplicar a arrendatários com idade igual ou superior a 65 anos

além do ihru, também a alp e a ail têm recebido muitos pedidos de esclarecimento e ajuda. no primeiro caso , têm surgido em média 120 atendimentos telefónicos por dia, a que se somam 50 presenciais e dez por via electrónica, enquanto a associação de inquilinos já recebeu 6.177 pessoas, o que se traduz numa média de 140 atendimentos diários

 
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6 Fevereiro 2013, 12:53

O meu inquilino paga-me 20euros por mês e eu pedi-lhe um aumento de 175 euros, mas ele disse-me que não me dava mais do que 5eiros de aumento. Que posso fazer?

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