Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Arrendatários

Últimas notícias sobre "Arrendatários" publicadas em idealista.pt/news

Linha “SOS Despejo” já está disponível em Lisboa

A linha de atendimento “SOS Despejo”, que vai prestar informações a moradores em iminência de desalojamento, já tem número atribuído (800 910 075), estando disponível – desde dia 1 de junho – entre as 09h e as 18h de segunda a sexta-feira. 

Notícia sobre:

Deco Alerta: Vives numa casa arrendada que agora está à venda? Conhece os teus direitos

O mercado de arrendamento parece estar, aos poucos, a ganhar adeptos em Portugal. Mas será que quem já é inquilino há anos é obrigado a sair de casa se o imóvel tiver um senhorio novo? Este é o tema de hoje da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Notícia sobre:

Inquilinos e proprietários chamados ao Parlamento para discutir classificação de lojas históricas

O grupo de trabalho parlamentar da Habitação decidiu agendar audições com diversas associações, desde inquilinos a proprietários, para discutir as alterações à lei do arrendamento propostas pelo PS, que visam a classificação e proteção de lojas históricas.

Notícia sobre:

Rendas: ALP promove amanhã sessão de esclarecimento sobre recibos eletrónicos e IRS

A Associação Lisbonense de Proprietários (ALP), que representa mais de 10.000 proprietários à escala nacional, promove amanhã (dia 14) uma grande sessão de esclarecimento sobre as implicações da Portaria 98-A/2015 e a Reforma do IRS na Tributação dos Rendimentos Prediais. A iniciativa – conta com o contributo da consultora KPMG Portugal – realiza-se entre as 14h30 e as 18h30, no Salão Nobre da UACS.

Notícia sobre:

Rendas: afinal senhorios podem continuar a passar recibos em papel até 1 de novembro

O Governo alargou o prazo para os senhorios passarem os recibos eletrónicos das rendas recebidas: tinham de o fazer a partir deste mês, mas o Executivo prorrogou o prazo até 1 de novembro. Ou seja, os senhorios podem continuar a entregar os recibos das rendas em papel até 1 de novembro.

Notícia sobre:

Porto: Provedor do Inquilino recebeu muitos pedidos de habitação em seis meses

O Provedor do Inquilino da Câmara Municipal do Porto, José Lopes Batista, revelou que a autarquia tem mostrado total disponibilidade para ajudar os arrendatários. Segundo o responsável, que foi indicado para o cargo há seis meses, a entidade tem recebido muitos pedidos de auxílio para habitação e, por outro lado, aumentam as queixas de “falta de dinheiro para honrar os compromissos”.

Notícia sobre:

Rendas: inquilinos podem mudar de casa e manter subsídio

O Governo está a analisar a implementação de um modelo de apoio social às famílias com contratos de arrendamento antigos que permite manter o direito ao subsídio mesmo que o inquilino mude para outra casa, que seja mais adequada às necessidades do agregado ou que tenha uma renda inferior. A nova habitação terá, no entanto, de ter uma dimensão adequada ao agregado, uma situação que ficará definida por lei.

Notícia sobre:

Deco Alerta: A tua renda de casa vai aumentar em 2015?

O aumento das rendas é o 23º tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o Idealista News Portugal.

Notícia sobre:

Comprar ou arrendar, o que compensa mais?

Comprar ou arrendar casa? Esta é uma questão que as pessoas colocam muitas vezes. Portugal é, por norma, um País de proprietários, mas este é um cenário que parece estar a mudar, já que as pessoas começam a encarar o mercado de arrendamento de outra forma. Mas qual será a solução mais vantajosa?

Notícia sobre:

Seguros de renda para senhorios ficaram na gaveta

A lei do Arrendamento Urbano, que entrou em vigor em novembro de 2012, chegou a prever um instrumento – os chamados seguros de renda – que protegessem os senhorios dos inquilinos devedores, mas necessitava de uma regulamentação mais concreta, o que acabou por não acontecer.

Notícia sobre: