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famílias compram cada vez menos

no início da turbulência económica, as famílias compravam mais marcas da distribuição, deixavam a carne de vaca, optavam por frango, e passavam a cozinhar mais refeições em casa mas, agora, a actual conjuntura exige medidas ainda mais drásticas. a empresa de estudos de mercado kantar worldpanel diz mesmo que no primeiro semestre do ano os portugueses estiveram em "modo de sobrevivência", e que o volume de compras caiu 3,7%, um nível semelhante ao maior pico registado na grécia em 2012

segundo o jornal público, que cita o estudo, comprar o essencial passou a significar comprar menos. não se trata de deixar de comprar a fruta importada ou o queijo especial. é comprar menos pacotes de leite, adiar a compra de água, levar menos azeite ou pão para casa

a amostra de 4000 lares de portugal continental a que a empresa recorre para medir constantemente as alterações de consumo, põe em evidência famílias focadas nos gastos com a alimentação, que procuram o melhor preço para rentabilizar o rendimento e 85% estão atentas às promoções (69% em 2009)

na prática, diz o público, esta tendência reflecte-se no número de produtos que colocam no carrinho do supermercado: o volume reduziu-se 3,7% no primeiro semestre e por cada acto de compra (ou seja, em cada ida à loja) as famílias levam menos 4,7% de produtos em comparação com o primeiro semestre de 2012

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