Comentários: 0
Lisboa: 25 edifícios na Baixa estão a ser reabilitados
GTRES

Existem atualmente 25 edifícios a ser reabilitados na Baixa que correspondem a um investimento de 25 milhões de euros. A garantia foi dada por Manuel Salgado, vereador do Planeamento, Urbanismo e Reabilitação Urbana da Câmara Municipal de Lisboa, durante a apresentação do SIL – Salão Imobiliário de Portugal 2014. “30% dos edifícios são de habitação, 27% de serviços, 22% de comércio e 12% de hotelaria”, adiantou.

Segundo o responsável, a autarquia está a apostar forte na reabilitação da capital, tendo já contactado quase 400 proprietários de edifícios devolutos no sentido de os reabilitarem: “No último ano, os serviços da câmara contactaram 390 proprietários de edifícios devolutos para saber exatamente o que era necessário fazer para iniciarem a reabilitação. As obras vão começar em 100 edifícios e é quase tudo nas Avenidas Novas. São edifícios históricos, do final do século XIX, inícios do século XX, e os proprietários mostraram-se disponíveis para fazer as obras”.

Obras na Avenida Fontes Pereira de Melo

Salientando que “a cidade mudou muito nos anos últimos anos” e que “hoje há muito mais gruas que há cinco anos, e relativas a obras de reabilitação e não obras novas”, Manuel Salgado revelou ainda a autarquia quer dar “um impulso à Avenida Fontes Pereira de Melo”. “Há três situações por resolver, uma é na esquina da Avenida António Augusto Aguiar, um edifício que foi demolido e está vazio. Há um Pedido de Intervenção Prévia (PIP) que está a ser avaliado”, começou por revelar.

As outras duas situações por resolver são “três edifícios do lado direito da Avenida Fontes Pereira de Melo – de quem sobe em direção ao Saldanha – que têm arte urbana, [sobre os quais há] intenções de investimento pertences a uma instituição financeira”, e um pouco mais à frente, na esquina da Avenida 5 de outubro com a Avenida Fontes Pereira de Melo, um edifício que está abandonado”. “Trata-se de um imóvel que tem a fachada em ruína há mais de 40 anos e que funciona como parque de estacionamento”, contou. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta