Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Mercado de compra e venda de casas ganha terreno ao arrendamento

Autor: Redação

Os portugueses continuam a preferir comprar casa em vez de arrendar, um segmento do mercado que tem ganho, no entanto, um novo fôlego nos últimos anos. Nos primeiros nove meses do ano passado, “50,2% das pesquisas efetuadas dirigiram-se para a compra de imóvel enquanto 48,9% se direcionaram para o mercado de
arrendamento
”, segundo dados que constam no último relatório do gabinete de estudos da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP).

De acordo com o presidente da associação, Luís Lima, 2014 foi “um ano positivo para o setor imobiliário, que se reflete essencialmente no aumento do dinamismo do mercado de compra e venda em Portugal”. “Denota-se uma diminuição da representatividade dos imóveis colocados no mercado de arrendamento, em prol da aquisição de produtos imobiliários”, frisou o responsável.

O líder dos mediadores não tem dúvidas de que os “investidores estrangeiros criaram uma dinâmica interessante no setor”, mas referiu o mercado interno também foi “positivamente contagiado por este aumento da confiança”.

Para Luís Lima, “o incentivo à concessão de crédito imobiliário direcionado ao segmento residencial faz com que o mercado esteja a assistir a um aumento consecutivo do número de transações, o que reflete a retoma, ainda que timida, do setor”.