Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Câmara de Sintra lança site para facilitar gestão de processos do urbanismo

Autor: Redação

A Câmara Municipal de Sintra (CMS) vai lançar, a partir de dia 29 de junho, uma plataforma na internet para integrar todos os serviços municipais, incluindo a entrega de processos de licenciamento na área do urbanismo.

“A Sintra Online é uma verdadeira revolução, é uma plataforma que integra todos os serviços da câmara. A partir de agora, os munícipes e as empresas têm ao seu dispor um canal em que podem fazer praticamente toda a ligação com a câmara”, disse o presidente da autarquia, Basílio Horta, citado pela Lusa.

Trata-se de um site através do qual será possível entregar requerimentos e acompanhar o seu acompanhamento, incluindo dos serviços de urbanismo, com a “desmaterialização” dos processos de licenciamento, que deixam de envolver documentos em papel.

“[O projeto vai ser] apresentado e entra em funcionamento a 29 de junho, com um período transitório até 1 de setembro, em que as pessoas já podem recorrer à plataforma eletrónica”, explicou Basílio Horta, salientando que os munícipes e as empresas podem realizar pedidos e apresentar formulários “de tudo o que tem a ver com burocracia, petições, reclamações, avaliação de satisfação, consulta de documentos, taxas e licenças, e a gestão do pessoal, atendimento online e o acompanhamento dos processos”.

De acordo com o autarca, até agora, a consulta de processos fazia-se “com muitas dificuldades, porque não havia dados para a gestão urbanística e não se fazia a monitorização dos processos”. “Se uma pessoa tinha um pedido de licença e queria saber onde estava, e há quanto tempo, não conseguia saber, agora sabe no momento, ou seja, é um instrumento que não só facilita como dá transparência e responsabiliza”, explicou.