Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana atrai número recorde de candidatos

Palácio do Contador-Mor, em Lisboa, foi um dos vencedores da edição do ano passado. / Vida Imobiliária
Palácio do Contador-Mor, em Lisboa, foi um dos vencedores da edição do ano passado. / Vida Imobiliária
Autor: Redação

São ao todo 83 os projetos candidatos à edição deste ano – a quinta – do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU), oriundos de 22 concelhos de Portugal Continental e das regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Trata-se de um aumento de 38% face às 60 candidaturas verificadas no ano passado. A maioria dos projetos a concurso (41%) são de uso habitacional, seguem-se os de comércio e serviços (25%), os de equipamentos sociais (19%) e os de turismo (15%).

Os vencedores da edição de 2017 do PNRU serão conhecidos numa cerimónia que se realizará dia 29 de março no antigo Museu dos Coches, em Lisboa. De referir que o evento integra a agenda da IV Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que decorre de 27 de março a 2 de abril no renovado Cineteatro Capitólio, no parque Mayer, e que tem como portal oficial o idealista.

O juri do PNRU é composto por João Duque, Nuno Valentim, João Pedro Falcão de Campos, Manuel Reis Campos e João Appleton.

Além das distinções “Melhor Intervenção De Uso Residencial”, “Melhor Intervenção De Uso Turístico”, “Melhor Intervenção De Uso Impacto Social”, “Melhor Intervenção De Uso Comercial & Serviços” e “Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Cidade de Lisboa” serão ainda atribuídas as seguintes menções honrosas: “Melhor Reabilitação Estrutural”, que foi introduzida nesta edição, “Melhor Reabilitação Inferior a 1.000 m2”, “Melhor Intervenção de Restauro” e “Melhor Solução Eficiência Energética”.

Criado para premiar a excelência na renovação das cidades portuguesas, esta iniciativa distingue todos os anos os melhores projetos de reabilitação urbana no nosso país. Foi lançada em 2013 e tem vindo a construir um sólido percurso enquanto a distinção de maior prestígio na área da reabilitação do edificado e requalificação dos territórios no nosso país, recebendo desde a sua primeira edição um total de 280 projetos a concurso”, revela em comunicado a organização do evento, a cargo da Vida Imobiliária e da Promevi.

Clica neste link para conheceres melhor e para veres fotografias dos projetos candidatos à edição deste ano do PNRU.