Comentários: 0
“Temos uma proposta capaz de seduzir os senhorios”, garante Matos Fernandes
Página Oficial do Governo de Portugal – República Portuguesa.

O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, garantiu no Parlamento, esta quarta-feira (8 de novembro), que a futura legislação sobre habitação com rendas acessíveis não se irá traduzir numa sobrecarga ou responsabilidade acrescida para os proprietários. O governante acredita, aliás, que as novas regras serão atrativas e irão potenciar a oferta de casas para arrendar.

Matos Fernandes garantiu que adesão ao mercado de arrendamento acessível, que o Governo pretende criar e para o qual inseriu um pedido de autorização legislativa na proposta de Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), será "um exercício voluntário". "Acreditamos que temos uma proposta capaz de seduzir os senhorios", disse o ministro, de acordo com o Jornal de Negócios, salientando que esta permitirá "rendas mais baratas e contratos de arrendamento por um período mínimo".

Na audição conjunta nas comissões do Orçamento e Finanças, de Economia, Inovação e Obras Públicas e de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, a propósito da proposta de OE2018, o ministro do Ambiente fez um resumo do que consta no documento em matéria de habitação e rendas acessíveis.

A deputada do PSD, Berta Cabral, confrontou o ministro, dizendo que as novas regras abalarão a confiança no mercado. Acusação que Matos Fernandes refutou imediatamente. “Não há em situação alguma qualquer ónus ou responsabilidade a ser transferida para os senhorios", esclareceu o ministro, adiantando que o projeto da habitação acessível "é para todos os senhorios que queiram participar e assim poderem beneficiar de uma isenção de IRS, poderem ter seguros de renda para os quais o Estado vai contribuir e poderem ter uma redução do IMI preferencialmente a zero".

De recordar que o programa de renda acessível é uma das medidas da Nova Geração de Políticas de Habitação, recentemente aprovado pelo Governo e que será lançado no primeiro trimestre de 2018.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta