A Câmara Municipal de Lisboa (CML) está “a trabalhar num projeto de revisão dos planos de urbanização”, com o objetivo de “fazer um plano preparatório para estabelecer regras para o Alojamento Local (AL) e salvaguarda do comércio”. A garantia foi dada pelo vereador do Urbanismo, Manuel Salgado.
Entre os planos de urbanização que serão revistos estão o Plano Diretor Municipal e o plano da colina do Castelo, Bairro Alto e Bica. Segundo Manuel Salgado, que falava durante a reunião pública do executivo municipal, no primeiro trimestre de 2018 já haverá uma “primeira proposta para apresentar” à câmara.
Citado pela Lusa, o responsável salientou que este é um “trabalho que tem de ser feito” e que o município está a fazer um “levantamento sistemático” dos edifícios devolutos da cidade, no sentido de “depois poder realizar a reabilitação desses edifícios e ficar a ressarcir-se do investimento” que fez através de rendas.
O vereador, que também é responsável pelo Património e Obras Municipais, prestou estas informações na sequência da intervenção de uma moradora da rua dos Lagares, na Mouraria, que faz parte das 16 famílias que estiveram em risco de ter de abandonar as suas casas depois do imóvel ter sido vendido a um investidor privado.
No final de setembro, estes moradores assinaram novos contratos de arrendamento com o senhorio por cinco anos. E com os valores anteriormente estipulados.
Para poder comentar deves entrar na tua conta