Comentários: 0
Preço real das casas ainda está “subvalorizado”, diz Bruxelas
GTRES

Afinal os preços das casas em Portugal não estão “assim tão altos”. Quem o diz é a Comissão Europeia (CE), para quem a recuperação dos preços das casas em Portugal, registada em 2016 e 2017, corresponde a "uma correção de valores anteriormente baixos”. Um cenário que pode, ainda assim, afetar a procura interna.

“Os riscos ligados ao dinamismo renovado no setor habitacional parecem estar controlados atualmente”, defende a CE num relatório sobre Portugal, citado pela Lusa. Ainda assim, e se o ritmo acelerado do crescimento do preço real das casas for mantido a médio prazo, será aconselhável uma monitorização mais próxima deste indicador.

Para a CE, o aumento dos preços das casas foi “principalmente restrito às áreas turísticas”, já que, no geral, os valores no setor da habitação “ainda estão a recuperar da queda da crise”.

“A concentração de aumento de preços nas áreas turísticas, incluindo projetos de transformação de propriedades residenciais em instalações de alojamento, sugere que o mercado imobiliário é atualmente impulsionado, principalmente, por procura externa e investimentos relacionados com o turismo”, revela o relatório, acrescentando que “os fatores domésticos parecem muito mais fracos, já que o stock de empréstimos hipotecários ainda está em declínio”.

Segundo o relatório, o aumento dos preços em 2016 e 2017 “ocorre após um longo período de declínio e é visto até agora como uma correção da desvalorização passada em vez de uma acumulação de novos desequilíbrios”. Na perspetiva da CE, o preço real das casas ainda se encontra “subvalorizado”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta