Comentários: 0
IMI à porta: já sabes quanto vais pagar este ano?
Étienne Beauregard-Riverin/Unsplash

E é chegada a altura de fazer as contas. Se queres saber quanto é que vais pagar de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) este ano terás de conhecer a taxa aplicada pelo concelho onde resides. O Portal das Finanças já disponibilizou as taxas que servem de base ao cálculo deste imposto.

As taxas do são fixadas anualmente pelos municípios da área de localização dos prédios, dentro dos seguintes intervalos: entre 0,3% e 0,5% para os prédios urbanos já avaliados nos termos do Código do IMI, sendo que nos prédios rústicos (terrenos com fins agrícolas) a taxa de IMI a aplicar é de 0,8%.

Para descobrires qual a taxa de IMI que vais pagar deves consultar o separador “Taxas do Município” no Portal das Finanças. O processo é simples: escolhes o ano, neste caso 2017 – o ano a que diz respeito o imposto –, e selecionas o distrito. De seguida aparecerá a lista de municípios e respetiva taxa aplicada. Será ainda veiculada informação relativa ao “desconto por filho”, um benefício fiscal das autarquias que dá um desconto 20, 40 ou 70 euros consoante o número de filhos das famílias. Se o município não aparecer na lista do Portal das Finanças, então será aplicada a taxa de IMI mínima (0,3%).

Pagamento pode ser feito em prestações

O pagamento do IMI é feito em abril. Se o imposto a pagar for até 250 euros, o valor deverá ser pago integralmente até ao final do próximo mês. Por outro lado, se o valor a liquidar se situar entre os 250 e os 500 euros, o pagamento pode ser feito em duas prestações, em abril e em novembro. Se o valor ultrapassar os 500 euros, o pagamento poderá ser feito em três fases, nos meses de abril, julho e novembro.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade