Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

IMI familiar

Últimas notícias sobre "IMI familiar" publicadas em idealista.pt/news

Desconto no IMI para quem tem filhos: sobem para 235 os municípios que dão benefício

Vai haver mais famílias a pagar menos Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Isto porque o número de municípios que decidiu aderir ao IMI Familiar – concedendo um desconto no imposto aos agregados com dependentes a cargo – aumentou este ano, tendo passado de 220 para 235.

Notícia sobre:

Desconto no IMI chegou a mais 58.525 famílias em 2018

O número de famílias que em 2018 beneficiou do desconto no Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) por ter dependentes a cargo – o chamado IMI familiar – ascendeu a 419.640, o que traduz um aumento de 16% face ao ano anterior (foram mais 58.525 agregados).

Notícia sobre:

... E há menos autarquias a aderir ao IMI familiar

As autarquias que vão dar um desconto no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) às famílias residentes e com filhos a cargo – o chamado IMI familiar – são 220 em 2019, menos nove que em 2018. O IMI familiar foi criado em 2015, cabendo às autarquias decidir a cada ano se pretendem aplicá-lo, tendo até 31 de dezembro para informar a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) desta sua intenção.

Notícia sobre:

IMI à porta: já sabes quanto vais pagar este ano?

E é chegada a altura de fazer as contas. Se queres saber quanto é que vais pagar de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) este ano terás de conhecer a taxa aplicada pelo concelho onde resides. O Portal das Finanças já disponibilizou as taxas que servem de base ao cálculo deste imposto.

Notícia sobre:

Apenas 17 municípios vão cobrar taxa máxima do IMI

Apenas 17 dos 308 municípios portugueses decidiram aplicar a taxa máxima do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Cerca de 143, por outro lado, comunicaram às Finanças que vão aplicar a taxa mínima de 0,3% de IMI aos munícipes.

Notícia sobre:

IMI vai baixar em 52 concelhos

Ano novo, menos IMI. Ou como quem diz, depois das autárquicas, tempo de cumprir promessas. A maioria das autarquias já cobrava a taxa mínima de IMI, mas 52 decidiram baixar o valor do imposto este ano. Também há mais autarquias a dar o desconto às famílias com filhos: 232 concelhos aderiram ao IMI familiar, que beneficia os residentes com dependentes.

Notícia sobre:

IMI disparou quase 74% em dez anos

Nos últimos dez anos, entre 2006 e 2016, o valor do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) cobrado pelas autarquias aos contribuintes aumentou 632 milhões de euros, o que representa uma subida de 73,8%. Ainda assim, no ano passado, a receita de IMI abrandou face a 2015: desceu de 1,53 mil milhões de euros para 1,48 mil milhões de euros.

Notícia sobre:

Lisboa, Cascais e Sintra entre 20 municípios que já decidiram manter ou baixar imposto sobre imóveis

Lisboa, Cascais, Loures, Sintra, Braga, Cascais ou Vila do Conde fazem parte do lote de cerca de 20 autarquias que já decidiram que vão baixar o IMI ou manter a taxa que praticaram este ano. E os 31 municípios que aderiram ao IMI familiar este ano, pretendem manter este benefício, havendo, porém, menos 27 mil famílias que cumprem os requisitos para beneficiar do desconto.

Notícia sobre:

Guia do IMI para sobreviveres às mudanças que estão para chegar

Muito se tem falado sobre as alterações legislativas relacionadas com o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que todos os anos é uma dor de cabeça para os proprietários. Já sabes o que vai mudar quando o imposto começar a ser liquidado a partir de abril do próximo ano? Este guia pode ajudar-te a sobreviver às mudanças que estão a chegar.

Notícia sobre: