Prazo para pagar o IMI

Atenção proprietários: prazo para pagar o IMI termina hoje

Os proprietários de imóveis que receberam os mais de quatro milhões de notas de cobrança do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) têm até esta quarta-feira (31 de maio de 2023) para pagar a primeira prestação ou a totalidade do imposto. O IMI é pago de uma vez só, durante o mês de maio, quando o valor é inferior a 100 euros, mas é desdobrado em duas ou três prestações (pagas em maio e novembro ou maio, agosto e novembro) quando o valor oscila entre, respetivamente, os 100 e os 500 euros ou supera os 500 euros.
IMI familiar

IMI familiar: a tua autarquia dá desconto a famílias com filhos?

Um total de 264 municípios aderiu este ano ao IMI familiar, número que traduz uma subida de 4% face aos que no ano passado decidiram atribuir uma redução do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) às famílias com dependentes.De acordo com a informação que pode ser consultada no Portal das Finanças,
IMI familiar em Portugal

IMI familiar chega a mais agregados em 2022 - o que é e como funciona?

Há mais municípios a aderir ao IMI familiar em 2022. Dos 308 concelhos, 258 vão aplicar este desconto no imposto às famílias com filhos. Entre as adesões e desistências dos autarcas, o saldo foi positivo, já que representa um aumento de 2% face a 2021, ano em que aderiram à iniciativa 253 autarquias. Mas como funciona este apoio? E o que mudou de um ano para o outro? Explicamos tudo neste artigo.