
IMI 2025: 273 municípios dão desconto no imposto a quem tem filhos
A grande maioria das autarquias vai dar descontos no IMI 2025 aos proprietários de casas que tenham filhos. Contam-se 273 câmaras municipais que vão aplicar descontos de dezenas de euros no imposto, entre as quais está Lisboa, Setúbal e Faro.

IMI já pode ser pago – e famílias de 267 concelhos têm "mais" desconto
O prazo para o pagamento do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) sobre os prédios rústicos e urbanos começou esta quarta-feira (1 de maio de 2024) e para os proprietários que residem num dos 267 concelhos aderentes ao IMI familiar há um reforço do desconto.

Desconto do IMI familiar aumenta em 2024 e chega a 240 municípios
Cerca de 240 municípios vão aplicar o desconto do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) familiar, sendo que o valor desta dedução que vai ser aplicado em 2024 é mais elevado, chegando aos 140 euros para quem tem três ou mais dependentes.

IMI Familiar: o que é e como funciona este benefício fiscal
O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) é algo a que, se tens casa própria, não podes fugir. No entanto, temos boas notícias para ti.

IMI familiar: aprovada proposta do PSD que aumenta dedução
Os deputados aprovaram esta quinta-feira (6 de julho de 2023) uma proposta do PSD que aumenta a dedução por dependente no âmbito do chamado IMI familiar, durante as votações na especialidade das propostas do programa Mais Habitação.

Atenção proprietários: prazo para pagar o IMI termina hoje
Os proprietários de imóveis que receberam os mais de quatro milhões de notas de cobrança do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) têm até esta quarta-feira (31 de maio de 2023) para pagar a primeira prestação ou a totalidade do imposto. O IMI é pago de uma vez só, durante o mês de maio, quando o valor é inferior a 100 euros, mas é desdobrado em duas ou três prestações (pagas em maio e novembro ou maio, agosto e novembro) quando o valor oscila entre, respetivamente, os 100 e os 500 euros ou supera os 500 euros.

IMI familiar: a tua autarquia dá desconto a famílias com filhos?
Um total de 264 municípios aderiu este ano ao IMI familiar, número que traduz uma subida de 4% face aos que no ano passado decidiram atribuir uma redução do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) às famílias com dependentes.De acordo com a informação que pode ser consultada no Portal das Finanças,

IMI familiar chega a mais agregados em 2022 - o que é e como funciona?
Há mais municípios a aderir ao IMI familiar em 2022. Dos 308 concelhos, 258 vão aplicar este desconto no imposto às famílias com filhos. Entre as adesões e desistências dos autarcas, o saldo foi positivo, já que representa um aumento de 2% face a 2021, ano em que aderiram à iniciativa 253 autarquias. Mas como funciona este apoio? E o que mudou de um ano para o outro? Explicamos tudo neste artigo.

IMI superior a 500 euros: arrancou pagamento da segunda prestação
O prazo para os contribuintes com um Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) superior a 500 euros pagarem a segunda prestação deste imposto já está a decorrer, terminando dia 31 de agosto. A liquidação da terceira e última fase do imposto está agendada para o mês de novembro.

IMI familiar: mais autarquias vão oferecer desconto este ano
O número de autarquias que decidiu este ano aderir ao IMI familiar, atribuindo uma redução do IMI às famílias com dependentes, aumentou 8%, para 253, segundo o Ministério das Finanças.

IMI familiar: municípios ainda podem aplicar desconto e imposto ser devolvido aos proprietários
O prazo para pagar o IMI de 2019 começou no início de maio. Mas há boas notícias para os contribuintes, que se podem traduzir em poupanças. O Governo decidiu dar uma segunda oportunidade às autarquias que ainda pretendam aplicar o chamado IMI familiar.

Desconto no IMI para quem tem filhos: sobem para 235 os municípios que dão benefício
Vai haver mais famílias a pagar menos Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Isto porque o número de municípios que decidiu aderir ao IMI Familiar – concedendo um desconto no imposto aos agregados com dependentes a cargo – aumentou este ano, tendo passado de 220 para 235.

Desconto no IMI chegou a mais 58.525 famílias em 2018
O número de famílias que em 2018 beneficiou do desconto no Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) por ter dependentes a cargo – o chamado IMI familiar – ascendeu a 419.640, o que traduz um aumento de 16% face ao ano anterior (foram mais 58.525 agregados).
... E há menos autarquias a aderir ao IMI familiar
As autarquias que vão dar um desconto no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) às famílias residentes e com filhos a cargo – o chamado IMI familiar – são 220 em 2019, menos nove que em 2018. O IMI familiar foi criado em 2015, cabendo às autarquias decidir a cada ano se pretendem aplicá-lo, tendo até 31 de dezembro para informar a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) desta sua intenção.

IMI à porta: já sabes quanto vais pagar este ano?
E é chegada a altura de fazer as contas. Se queres saber quanto é que vais pagar de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) este ano terás de conhecer a taxa aplicada pelo concelho onde resides. O Portal das Finanças já disponibilizou as taxas que servem de base ao cálculo deste imposto.

Apenas 17 municípios vão cobrar taxa máxima do IMI
Apenas 17 dos 308 municípios portugueses decidiram aplicar a taxa máxima do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Cerca de 143, por outro lado, comunicaram às Finanças que vão aplicar a taxa mínima de 0,3% de IMI aos munícipes.

IMI vai baixar em 52 concelhos
Ano novo, menos IMI. Ou como quem diz, depois das autárquicas, tempo de cumprir promessas. A maioria das autarquias já cobrava a taxa mínima de IMI, mas 52 decidiram baixar o valor do imposto este ano. Também há mais autarquias a dar o desconto às famílias com filhos: 232 concelhos aderiram ao IMI familiar, que beneficia os residentes com dependentes.
IMI disparou quase 74% em dez anos
Nos últimos dez anos, entre 2006 e 2016, o valor do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) cobrado pelas autarquias aos contribuintes aumentou 632 milhões de euros, o que representa uma subida de 73,8%. Ainda assim, no ano passado, a receita de IMI abrandou face a 2015: desceu de 1,53 mil milhões de euros para 1,48 mil milhões de euros.
Lisboa, Cascais e Sintra entre 20 municípios que já decidiram manter ou baixar imposto sobre imóveis
Lisboa, Cascais, Loures, Sintra, Braga, Cascais ou Vila do Conde fazem parte do lote de cerca de 20 autarquias que já decidiram que vão baixar o IMI ou manter a taxa que praticaram este ano. E os 31 municípios que aderiram ao IMI familiar este ano, pretendem manter este benefício, havendo, porém, menos 27 mil famílias que cumprem os requisitos para beneficiar do desconto.

Guia do IMI para sobreviveres às mudanças que estão para chegar
Muito se tem falado sobre as alterações legislativas relacionadas com o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que todos os anos é uma dor de cabeça para os proprietários. Já sabes o que vai mudar quando o imposto começar a ser liquidado a partir de abril do próximo ano? Este guia pode ajudar-te a sobreviver às mudanças que estão a chegar.

IMI para famílias numerosas: Como funciona o desconto?
Milhões de portugueses pagam, anualmente, o Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) – seja numa, duas ou três prestações - sendo que a primeira tinha como prazo de pagamento o final do mês abril, que está inalterado desde 2013; data a partir da qual os contribuintes puderam começar a pagar o imposto até três prestações. Apresentamos-te agora um guia para que saibas como funciona.

IMI: Há um novo simulador online que te ajuda a poupar
O pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) é uma dor de cabeça anual para os proprietários que não estão isentos deste imposto sobre a habitação – a primeira prestação tem de ser paga até final do mês. Para que não estejas a pagar mais do que deves, a empresa algarvia BSCprojectos, com sede em São Brás de Alportel, criou um simulador online chamado “Poupe no IMI”.

IMI: primeira prestação terá de ser paga até dia 30 de abril. Explicamos-te tudo sobre este imposto
Esta é uma das grandes “dores de cabeça” dos proprietários. O IMI é pago anualmente a partir de abril, ou seja, o pagamento da primeira prestação deste imposto, relativo ao ano anterior, deverá ser realizado até final de abril. Se o valor for inferior a 250 euros só o podes liquidar este mês, se variar entre 250 e 500 euros o pagamento é feito em duas prestações (em abril e novembro) e se for superior a 500 euros o IMI pode ser pago em três tranches (abril, julho e novembro).

IMI: guia para saberes o que vai mudar com o novo Orçamento do Estado (PS aprovou ontem alterações)
O Imposto Municipal de Imóveis (IMI) vai ser alvo de várias alterações, na sequência da aprovação do PS, esta terça-feira, no Parlamento das propostas do BE, PCP e Verdes. As novas regras foram aprovadas no terceiro dia de votações na especialidade da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2016 (OE 2016). Apresentamos-te um guia para que saibas exatamente o que muda:

IMI só aumenta em três autarquias em 2016
A maioria das autarquias do país vai manter em 2016 as mesmas taxas de IMI cobradas este ano. Em números, as taxas de IMI a cobrar em 2016, por referência a 2015, vão manter-se iguais em 84% dos municípios, o equivalente a 259 das 308 câmaras de Portugal continental e ilhas. Houve ainda 46 municípios que decidiram descer a taxa e só três (1%) subiram: Aveiro, Felgueiras e Mourão.