Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

SIL 2020: maior feira imobiliária do país regressa em outubro em formato híbrido

A 23ª edição do Salão Imobiliário de Portugal vai realizar-se de 8 a 11 de outubro na FIL. Este ano com novas regras de higiene e segurança por causa da pandemia.

Salão Imobiliário de Portugal em 2019 / Nuno Cruz/FIL
Salão Imobiliário de Portugal em 2019 / Nuno Cruz/FIL
Autor: Redação

Uma nova forma de fazer negócios, em formato híbrido, privilegiando-se o presencial e online. É assim que o Salão Imobiliário de Portugal (SIL) se apresenta em tempos de pandemia. A 23ª edição daquele que é o maior evento do mercado imobiliário da Península Ibérica regressa de 8 a 11 de outubro de 2020 à Feira Internacional de Lisboa (FIL),  este ano com novidades, novo modelo e pela primeira vez em conjunto com a Tektónica – Feira Internacional de Construção e Obras Públicas. O SIL 2020, diz a organização, “vai homenagear o espaço mais importante das nossas vidas: a nossa casa”.

A feira imobiliária irá decorrer num modelo híbrido, que apostará num evento presencial e numa forte componente tecnológica, que permitirá o alcance alargado de um universo de interessados em conhecer as empresas e a sua oferta e ainda participar nas várias atividades – conferências, reuniões e entrega de prémios, etc, tal como explicou Sandra Fragoso numa entrevista ao idealista/news. Vai contar com expositores, com visitantes, com conferências, mas será também um SIL com novas formas de participação, nomeadamente de forma virtual.

Em comunicado, a organização explica que esta edição será complementada com uma plataforma que permitirá aos expositores agendarem reuniões com compradores nacionais e internacionais e mostrarem os seus produtos a outros mercados por uma via não presencial e que se adequa à conjuntura atual. “Novos modelos mas que pretendem continuar a alavancar e potenciar os setores de negócio de todos os parceiros e expositores”, lê-se ainda.

SIL 2020 vai realizar-se com várias medidas de segurança

“A realização do SIL sempre foi um momento importante para o setor lançar projetos, apresentar novidades, promover sinergias, estabelecer contactos e criar novas oportunidades. Num momento como o atual, é ainda mais importante assegurar a realização deste evento, com todas as medidas de segurança acauteladas, pois sabemos que irá contribuir decisivamente para a crescente dinamização e para o crescimento sustentável do setor”, revela Sandra Bértolo Fragoso, gestora do SIL.

Quanto às atividades agendadas para esta edição do SIL 2020, contam-se a conferência “SIL PRO powered by APPII”, no primeiro dia do salão e ainda o SIL VILLAGE, um espaço premium, reservado para network, um espaço onde negócios podem ser realizados, em ambiente informal, que funciona durante a hora de almoço e jantar para empresas parceiras, grupos imobiliários, banca, seguradoras, consultoras  e organizadores de eventos.

Vai ainda realizar-se um programa de ‘web-buyers’ que permitirá identificar e cativar para a feira novos compradores e parceiros internacionais que permitirão desenvolver e alavancar novas oportunidades de negócio com as empresas portuguesas que estão presentes no SIL e ainda os Prémios do Imobiliário, onde se distingue o que de melhor se faz em Portugal.

Num ano marcado pela pandemia do coronavírus e de cancelamentos de grandes eventos, o SIL vai acontecer dentro de todas as medidas de segurança e higiene, de acordo com as normas da Direção Geral de Saúde (DGS) e com as recomendações da União de Feiras Internacional (UFI), entre outras entidades, no sentido de adotar e implementar todas as medidas necessárias para que a visitas aos eventos decorram num ambiente seguro.