Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Estes são os bairros mais 'cool' do mundo: há dois portugueses no top 20

Em causa está o ranking anual da revista Time Out. A publicação avaliou, mais que nunca, o espírito comunitário dos bairros - fundamental em tempos de pandemia.

Google Maps
Google Maps
Autor: Redação

Todos os anos a revista britânica Time Out publica o ranking dos bairros mais ‘cool’ do mundo, isto é, bons lugares “para se comer e divertir, com arte e cultura, atmosfera e personalidade”. A liderar a tabela – composta por 40 bairros –  está o Esquerra de L'Eixample, em Barcelona, mas a verdade é que o ADN português também conquistou dois lugares na lista. O bairro do Bonfim, no Porto, aparece no 14ª lugar do ranking e o bairro de Alvalade, em Lisboa, na 17ª posição.

“Em 2020, os nossos bairros adquiriram uma importância totalmente nova”, escreve a Time Out. “Nos últimos meses, milhões de pessoas passaram muito mais tempo em casa. Bloqueios e medidas de segurança esvaziaram muitas zonas comerciais, mas os bairros locais prosperaram. A loja da esquina e o restaurante de comida local tornaram-se linhas de vida vitais”, lembra a publicação, frisando o caráter indispensável destes pequenos negócios independentes.

Por causa disso, o ranking, baseado na opinião de 38 mil moradores de cidades de todo o mundo, além dos tradicionais critérios de vida noturna, cultura, clima do lugar e comida, este ano também inclui outro indicador: o espírito comunitário do bairro.

“Agora, mais do que nunca, é ‘cool’ ser gentil. Portanto, os bairros mais ‘cool’ de 2020 ainda são aqueles com uma mistura fascinante de pessoas, comida, bebida, artes e cultura inovadoras e inclusivas, custos de vida acessíveis e aquele burburinho difícil de definir que atrai pessoas de todo o mundo. Mas este ano, mais do que nunca, são as áreas onde as pessoas, a comunidade e as empresas se ajudaram: lugares que representam a alma da cidade”, remata a revista.