Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Que casa se pode comprar com 3,3 milhões de euros nas grandes cidades do mundo, incluindo Lisboa?

Lisboa (386 m2) e Madrid (474 m2) são algumas das cidades contempladas no estudo da Ennes Global Mortages.

Gtres
Gtres
Autor: @davidmarrero

Que casa se pode comprar com 3,3 milhões de euros nas grandes cidades do mundo? Por esse valor é possível comprar uma casa com 386 metros quadrados (m2) em Lisboa e uma com apenas 67 m2 no Mónaco. Em causa está um estudo da Ennes Global Mortages, uma corretora de hipotecas de alto ‘standing’ com sede em Londres (Reino Unido) para clientes internacionais privados. A verdade é que o segmento residencial de luxo parece estar a passar com distinção o teste da pandemia da Covid-19, com os especialistas a considerar que comprar uma casa de luxo continua a ser uma aposta segura. 

Segundo o relatório, foi calculado o espaço que poderia ser adquirido (m2) em 25 grandes mercados imobiliários do mundo – e Lisboa integra o ranking – com três milhões de libras, cerca de 3,3 milhões de euros.

Como é possível constatar, há grandes diferenças entre o tipo de imóvel que pode ser comprado no Mónaco e em Hong Kong, dois dos mercados mais exclusivos do planeta, e o que pode ser adquirido, por exemplo, na Cidade do Cabo (África do Sul), no Dubai (Emirados Árabes Unidos), em Madrid (Espanha) ou em Lisboa.

“Mónaco, juntamente com Hong Kong, Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido), continuam a ser mercados altamente desejáveis para compradores de casas com um bom currículo financeiro”, disse o diretor-gerente da Enness Global Mortgages, Hugh Wade-Jones.

No pequeno principado localizado na margens do Mar Mediterrâneo, é possível comprar um apartamento com (apenas) 67 m2. Pelo mesmo valor, os já referidos 3,3 milhões de euros, consegue-se comprar, por exemplo, uma casa com 1.330 m2 da Cidade do Cabo, com 474 m2 em Madrid, com 386 m2 em Lisboa e com 210 m2 em Paris (França). 

No que diz respeito aos preços por m2, segundo os cálculos do estudo da Ennes Global Mortages, variam entre os 49.378 euros por m2 no Mónaco e os 2.445 euros por m2 na Cidade do Cabo. O Dubai, como se pode ver na imagem, tornou-se uma das opções mais acessíveis para os super-ricos nos últimos anos, já que, com 3,3 milhões de euros, é possível comprar um imóvel com 609 m2. 

Madrid e Lisboa estão, desta forma, entre as capitais de luxo mais “acessíveis” da Europa. Integram o top cinco das metrópoles onde os investidores mais afortunados do mundo podem comprar casas de maior dimensão: 474 m2 e 386 m2, respetivamente.

“Nos últimos anos, os preços dos imóveis nos principais mercados globais para os super-ricos subiram, dando um ar maior de exclusividade e, portanto, reduzindo a disponibilidade de conseguir imóveis maiores. Com isso, quem pretende um determinado tamanho para a sua casa numa dessas grandes cidades é obrigado a pagar uma quantia considerável”, referiu Hugh Wade-Jones.