Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

À procura de uma nova casa? Os fatores a que é preciso estar atento na pandemia

Mais luminosidade, espaços exteriores como terraços e jardins ou quartos suplementares são alguns dos novos requisitos.

Autor: Redação

Atualmente, as pessoas passam mais tempo em casa do que nunca. Esse fator, aliado à mudança de hábitos, principalmente devido ao rígido confinamento vivido em 2020 (e que voltou a repetir-se já em 2021) por causa da pandemia, fez com que muitos percebessem que as suas casas atuais não atendiam às suas necessidades, encontrando-se, assim, à procura de uma casa de “substituição”.

Mais luminosidade, espaços exteriores como terraços e jardins ou quartos suplementares para utilização como sala de lazer ou escritório para teletrabalho, são algumas das características que impulsionam a procura por uma habitação. Mas que fatores devem ser tidos em consideração hoje em dia na procura de uma nova casa? Os especialistas do Valuation Institute apresentam algumas recomendações:

  • Analisar os preços da área de interesse. A primeira coisa a fazer ao procurar uma nova casa é definir a área de interesse do comprador. Depois, deve-se fazer uma análise dos preços por metro quadrado e definir um preço médio que se está disposto a pagar. Quando for o momento de analisar os preços das casas, também devem ser considerados os gastos fixos que isso pode acarretar.
  • Explorar toda a oferta. Ao procurar uma casa para comprar, deve-se sempre explorar em detalhe toda a oferta disponível na área de interesse. Para tal, é fundamental dominar as opções dos portais imobiliários, por exemplo, que permitem pesquisar com diversos filtros como áreas, intervalos de preços ou características do imóvel, e que também oferecem a possibilidade de configurar alertas que avisam quando uma nova propriedade com as características desejadas é publicada. Existem até portais que oferecem vistas 360º ou tecnologia 3D do imóvel, algo muito útil para fazer um primeiro filtro e visitar fisicamente apenas os imóveis que possam ser bons candidatos. Contar com a ajuda de profissionais do setor será igualmente benéfico na hora procurar uma nova casa.
  • Informa-te sobre os procedimentos que podem ser realizados online. As empresas Proptech têm crescido no ramo imobiliário oferecendo, tanto a profissionais como clientes do setor, facilidades para a realização de qualquer transação, gestão ou serviço. E neste último ano proliferaram ainda mais os serviços virtuais passíveis de serem executados, como a assinatura de contratos totalmente online, a visita virtual às residências, a contratação de serviços domiciliários ou a domotização de uma habitação, entre outros. Nesse sentido, também existem várias ferramentas virtuais que podem facilitar e agilizar os procedimentos necessários para o comprador adquirir uma casa.
  • Pensar a longo prazo. Comprar uma casa é uma decisão importante que geralmente é tomada nua perspetiva de uma vida longa naquela propriedade. Portanto, é muito importante analisar aqueles aspetos da casa atual que não satisfazem os proprietários e as suas novas necessidades, para tentar compensá-los com a nova casa. Nesse sentido, os compradores devem tentar antecipar-se às necessidades que possam ter no futuro. Por exemplo, um jovem casal que está a pensar ter filhos num futuro próximo deverá ter esse fator em conta. Do mesmo modo, com a situação atual, a procura de habitação mudou e, tudo parece indicar que, a longo prazo, as preferências continuarão a tender para a procura de espaços exteriores como terraços ou jardins, luminosidade, devisões mais amplas e alta eficiência energética.