Esta modalidade de seguro é dirigida a proprietários de imóveis para arrendamento residencial e uma alternativa ao aval bancário.
Comentários: 0
Novo Seguro de Perda de Rendas chega a Portugal
Seguro de Perda de Renda

O grupo espanhol Mutua de Propietarios (MDP), especialista em seguros no ramo imobiliário, acaba de lançar no mercado português, em parceria com a mediadora Hispania Portugal, um novo Seguro de Perda de Rendas que protege os proprietários de imóveis em caso de incumprimento por parte dos seus inquilinos.

Esta modalidade de seguro é dirigida a proprietários de imóveis para arrendamento residencial. Além de segurar a cobrança das rendas, garantindo o pagamento da receita não paga em caso de incumprimento do inquilino e possibilitando o pedido de adiantamento da mesma, oferece uma garantia de defesa ou reclamação em conflitos diretamente relacionados com os contratos de arrendamento.

O seguro inclui coberturas como: defesa de responsabilidade penal do proprietário, reclamação ao responsável identificado por danos causados no imóvel arrendado e reclamação no caso de incumprimento dos contratos de serviço para a reparação ou manutenção das instalações.

Com o lançamento deste novo Seguro de Perda de Rendas, o grupo "pretende impulsionar a sua presença em Portugal", tal como refere Christopher Bunzl, diretor geral da MDP, citado em comunicado.

Seguro de Perda de Rendas é alternativa ao aval bancário

Alfredo Martinez, country manager da Hispania Portugal, citado no mesmo documento, explica que “muitos proprietários de imóveis sentem inquietação quando colocam as suas casas no mercado de arrendamento devido aos riscos que este ainda acarreta, em especial o risco de não recebimento das rendas e consequente perda de rentabilidade dos imóveis”, e é por isso que esta nova solução “com o aval do sucesso no mercado espanhol, oferece tranquilidade e segurança aos senhorios quanto à manutenção das suas receitas e ao apoio jurídico de que podem necessitar em caso de conflito.” 

“Em 2020 assistimos a um aumento substancial da oferta de arrendamentos em Portugal, tendência que se poderá manter em 2021 se mais imóveis em alojamento local forem canalizados para o mercado de arrendamento convencional. Nessa medida, é importante oferecer aos senhorios novas garantias que evitem os impactos da perda de receitas por falta de pagamento", salienta Alfredo Martinez.

A contratação do Seguro de Perda de Rendas constitui também uma alternativa ao aval bancário, reduzindo despesas para inquilinos e proprietários.

Novo Seguro de Perda de Rendas chega a Portugal
Photo by Ketut Subiyanto from Pexels

“Todas as operações de arrendamento acarretam um risco relacionado com a solvência do inquilino. Por isso, tradicionalmente, os contratos de arrendamento impõem condições de garantia que se materializavam numa série de encargos para o inquilino como a necessidade de caução, o pagamento de um ou dois meses de renda antecipados ou a apresentação de garantias bancárias, o que dificultava um arrendamento rápido acarretando com isso uma redução das receitas potenciais para o arrendatário”, comenta o responsável da Hispania Portugal.

Ao permitir ao proprietário dos imóveis em arrendamento assumir a carga da solvência do inquilino através do seguro, reduz-se o tempo de desocupação do imóvel. “A redução de apenas um mês no tempo em que o imóvel está desocupado já permite ao proprietário ganhar dinheiro”, explica Christopher Bunzl.

APEMIP defende vantagens do produto

Em declarações ao jornal ECO, Paulo Caiado, presidente da Direção da Associação de Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, confirmou que o Seguro de Perda de Rendas tem interesse para os associados da APEMIP.

“Será um serviço acrescido que as empresas de mediação poderão oferecer aos seus clientes proprietários e, de algum modo, também aos inquilinos, permitindo maior segurança no processo de arrendamento”, disse à publicação.

Segundo Paulo Caiado, o compromisso da APEMIP com a estratégia da MDP é “disponibilizar aos seus associados a possibilidade de acesso a um serviço adicional que tem por objetivo conferir maior segurança num arrendamento habitacional”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade