Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Um resort de casas pré-fabricadas para desfrutar do lado selvagem da Finlândia

As chamadas Uni Villas tem um interior aconchegante e são ideais para férias em família ou com amigos.

Resort de casas pré-fabricadas na Finlândia
Riikka Kantinkoski|Uni Resorts
Autor: Vicent Selva (colaborador do idealista news)

Para fugir às altas temperaturas que se fazem sentir em território nacional, vamos viajar até ao norte da Europa onde encontramos a Uni Resorts. Este é um projeto composto por vários alojamentos modulares pré-fabricados na Finlândia, que foi desenvolvido pelo Studio Puisto Architects em parceira com o empresário Kari Vainio, que se dedica ao turismo de natureza.

Sustentabilidade, tanto económica como ambiental, e hospitalidade compatível com o ambiente são dois vetores que têm conduzido este projeto. "Uni Resorts é um projeto conjunto de dois pioneiros na construção de turismo de natureza: um empresário turístico e um gabinete de arquitetura. Queríamos gerir um negócio de alojamento experimental da forma mais fácil possível", dizem no seu website, salientando que o mesmo seria orientado "por objetivos ecológicos e pelo desejo de criar um resultado final belo e intemporal. Graças ao método de construção modular, os nossos projetos são concluídos de forma rápida, rentável e segura".

Em termos de espaço, uma Uni Villa está organizada em três módulos em forma de U. E cada uma das três unidades tem as suas próprias características. Duas são estúdios, enquanto a terceira é uma suite. Isto diversifica as opções de alojamento disponíveis, mantendo ao mesmo tempo uma solução sólida que dá igualmente prioridade à vista e à privacidade.

No desenho, o Studio Puisto decidiu envolver cada uma das suas Uni Villas numa camada exterior de madeira laminada cruzada (CLT). Em termos de dimensão, cada unidade é concebida como um tamanho suficientemente pequeno para caber na parte de trás de um camião standard, permitindo que todo o bloco seja pré-fabricado fora do local. Isto expande as oportunidades para assegurar não só um processo de construção eficiente e de alta qualidade, mas também limita significativamente o impacto ambiental no processo de montagem destas casas. Para ajudar nesta tarefa, Uni Villas tem uma base versátil que lhe permite adaptar-se a qualquer local, até ao mais remotos.

O projeto piloto da Uni Villas está localizado num complexo chamado Kytäjä golf, onde três destes alojamentos foram instalados. Neste espaço, há várias soluções de alojamento que se adequam a todos, desde famílias a grupos de golfe, sem prejudicar a paisagem que pela qual a zona é conhecida. Um dos pontos fortes das Uni Villas é o seu exterior escuro, que permite que os módulos se fundam quase na perfeição com o ambiente envolvente. No interior, os tons naturais da madeira criam um calor sereno que complementa a floresta circundante. Após o pôr do sol, as luzes embutidas iluminam suavemente as superfícies exteriores das paredes e a iluminação indireta no interior realça as texturas e os materiais.

O ambiente dos estúdios e da suite é diferente: o espaço dos estúdio oferece uma atmosfera leve e fresca, enquanto a suite aquece e envolve os convidados com os seus tons escuros. No entanto, ambos apresentam detalhes sensoriais e texturas várias, que são possíveis de encontrar em elementos como os tecidos de lã e o mobiliário de tons naturais. Estes detalhes acrescentam uma profundidade luxuosa aos espaços, mas de uma forma subtil e harmoniosa. A decoração e design do interior destes alojamentos é minimalista, mas proporciona o máximo impacto.