Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Rendas acessíveis: IHRU vai sortear 44 casas em todo o país

Os concursos arrancam esta terça-feira, dia 12 de outubro de 2021, e deverão estender-se por períodos de 30 e 40 dias.

Águeda é um dos concelhos abrangidos / Photo by Ricardo Resende on Unsplash
Águeda é um dos concelhos abrangidos / Photo by Ricardo Resende on Unsplash
Autor: Redação

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) vai sortear 44 casas em todo o país, no âmbito do Programa de Arrendamento Acessível (PRA). Os concursos arrancam esta terça-feira, dia 12 de outubro de 2021, e deverão estender-se por períodos de 30 e 40 dias.

As casas a concurso são de tipologias T1, T2, T3, T4 e T5, localizadas nos concelhos de Águeda, Figueira da Foz, Guarda, Mação, Matosinhos, Santo Tirso, Baião, Lisboa, Cascais e Montijo, e os contratos de arrendamento destinam-se à habitação permanente dos agregados habitacionais.

“As candidaturas vão manter-se abertas por períodos que variam entre os 30 e os 40 dias”, refere o IHRU. Assim, quem estiver interessado, poderá encontrar toda a informação referente a cada um dos concursos em http://ihruarrenda.portaldahabitacao.pt. Recorde-se que as inscrições e os sorteios também terão lugar através do referido portal.

São admitidos a concurso por sorteio os concorrentes que estejam registados na Plataforma do Arrendamento Acessível, preencham as condições de elegibilidade do Programa e os requisitos do Aviso de cada concurso. 

Esta iniciativa enquadra-se no conjunto das soluções habitacionais disponibilizadas pelo Instituto para garantir o acesso à habitação às famílias que não têm resposta por via do mercado, nomeadamente as populações com rendimentos intermédios.