
O Governo aprovou o financiamento de 256 habitações em Lisboa ao abrigo do Programa 1.º Direito e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Sabe-se, entretanto, que a Câmara Municipal de Lisboa (CML), agora presidida por Carlos Moedas, vai destinar 116 milhões de euros para habitação no seu orçamento para 2022, mantendo em execução os programas de habitação acessível do executivo anterior, liderado por Fernando Medina.
“Foi autorizada a realização de despesa referente” ao “financiamento a 100% de contratos de comparticipação celebrados entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. (IHRU) e o município de Lisboa, para financiar 256 habitações ao abrigo do Programa 1.º Direito e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, lê-se no ponto três do comunicado de imprensa do Conselho de Ministros de dia 6 de janeiro de 2022.
De recordar que o Programa 1º Direito, através do PRR, vai financiar 26 mil habitações a 100%, que deverão ser entregues até ao segundo trimestre de 2026. O financiamento já está disponível no IHRU, conforme o idealista/news noticiou.
Carlos Moedas tem 116 milhões para a habitação
Entretanto, os programas pensados pelo executivo de Fernando Medina para a habitação em Lisboa vão manter-se em 2022, assegurou Filipe Anacoreta Correia, vice-presidente da autarquia, que agora é liderada por Carlos Moedas. Segundo escreve o ECO, a CML vai destinar 116 milhões de euros para habitação no seu orçamento para 2022, mantendo em execução os programas de habitação acessível do executivo anterior. São mais 30,9 milhões de euros (36%) que os 85,3 milhões alocados por Fernando Medina em 2021.
“Os programas vigentes são para continuar”, afirmou o responsável, em resposta aos jornalistas, nomeadamente em relação ao Programa de Renda Acessível (PRA) e ao Programa Renda Segura. “Na habitação iremos continuar a reforçar o investimento. Optamos por assumir os investimentos [do anterior executivo] e procurar acautelar as condições para assegurar esse esforço de financiamento”, acrescentou.
Para poder comentar deves entrar na tua conta