Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

1º Direito: PRR vai financiar 26 mil casas a 100%

Municípios já podem pedir financiamento ao IHRU.

Casas novas no 1º direito
Foto de MART PRODUCTION en Pexels
Autor: Redação

Através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o Programa 1º Direito vai financiar 26 mil habitações a 100%, que deverão ser entregues até ao segundo trimestre de 2026. O financiamento já está disponível no Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

Isto quer dizer que a partir desta segunda-feira, dia 8 de novembro de 2021, os municípios já podem requerer ao IHRU o financiamento a 100% de soluções habitacionais no âmbito do 1º Direito, informa o Ministério das Infraestruturas e da Habitação em comunicado.

O objetivo passa por entregar 26 mil habitações até ao segundo trimestre de 2026, “dando resposta a um conjunto de agregados em situação de precariedade e vulnerabilidade, cuja situação habitacional indigna está sinalizada no âmbito das respetivas Estratégias Locais de Habitação (ELH)”, aponta a tutela.

Casas financiadas pelo PRR
Foto de cottonbro en Pexels
O ministério destaca ainda a necessidade de estas habitações terem em conta a dimensão ambiental, com “elevados padrões de eficiência energética na promoção de construção nova, bem como melhoria do desempenho energético de edifícios objeto de reabilitação”.

A submissão das candidaturas será feita através de formulários próprios que estão disponíveis no Portal da Habitação.