Governo da Madeira prevê investir 98 milhões de euros do PRR em habitação a custos controlados, revelou Miguel Albuquerque.
Comentários: 0
Casas a preços acessíveis na Madeira
Foto de Erik Karits no Pexels
Lusa
Lusa

O Governo da Madeira prevê investir 98 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em habitação a custos controlados, indicou esta quinta-feira (28 de abril de 2022) o chefe do executivo, referindo ser uma forma de “atenuar” a subida dos preços das casas.

"Temos de estar atentos no sentido de evitar aquilo que se passou em cidades como o Porto e Lisboa, onde a subida abrupta do preço das habitações levou a que os habitantes não consigam encontrar casas a preços acessíveis, sobretudo as novas gerações”, explicou Miguel Albuquerque.

O governante falava em Câmara de Lobos, concelho contíguo ao Funchal a oeste, onde foi apresentado o projeto para a construção de 42 fogos, no valor de sete milhões de euros, no âmbito do plano de habitação a custos controlados, que prevê um total de 517 novos fogos até 2026.

Construídas 287 casas a custos controlados até 2024

Na primeira fase, até 2024, vão ser construídas 287 habitações em todos os concelhos da Região Autónoma da Madeira e, na segunda fase, até 2026, a expectativa é construir mais 230 casas, no valor de 44 milhões de euros.

O presidente do Governo Regional (PSD/CDS-PP) referiu que a primeira etapa está a decorrer sem “derrapagem dos preços”, mas admitiu que a segunda parte do plano poderá ser afetada devido à crise mundial, com a subida da inflação, o aumento do preço dos combustíveis e a guerra na Ucrânia.

Albuquerque sublinhou, no entanto, a importância do investimento na habitação a custos controlados. "Esta é uma forma de disponibilizarmos, através de apoios direitos e indiretos, uma oferta de habitações a preços acessíveis para todos as classes sociais e sobretudo para jovens casais e novas gerações”, disse, realçando que, no total, o PRR disponibiliza 128 milhões de euros para o setor da habitação.

Os projetos estão a cargo da empresa pública Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta