A permuta de imóveis pode ser uma boa escolha quando queres vender a tua casa rapidamente.
Comentários: 0
Contrato de permuta de imóveis
Pexels

Quando pensamos em colocar uma casa para venda acabamos por optar pelo processo mais comum, vender casa e comprar casa. Mas será que não existem outras formas de vender um imóvel? Existem sim e podem ser mais vantajosas, tal como a permuta de imóveis, que pode servir para vender a casa rápido e pagar menos impostos.

O que significa a permuta de imóveis?

Contrato de permuta de imóveis a construir
Pexels
A permuta de imóveis consiste na “troca de casas” entre duas pessoas que queiram vender ou comprar um imóvel. É um negócio válido, mas pouco usual, que não está contemplado e regulamentado legalmente.
  • Somente tens que ser proprietário de um imóvel e encontrar alguém que também queira permutar casa;
  • Pesquisar por permutas de imóveis no idealista ou em bolsas de permuta de imóveis disponíveis em algumas agências imobiliárias;
  • Definir com o outro proprietário quais as condições a colocar no contrato e celebrar um contrato-promessa de permuta de imóveis.

Contrato de permuta de imóveis

Explicamos em seguida em que consiste este tipo de contrato e como é algo simples e fácil de concretizar, sempre que encontramos alguém interessado em permutar:

  • É um contrato incomum;
  • Depois de assinado o contrato-promessa, a permuta deve ser celebrada através de uma escritura ou através de um documento particular autenticado;
  • Deve ser claro e previamente acordado pelos dois proprietários, para não haver contratempos no futuro. Por exemplo, quando a permuta de imóveis é feita entre uma casa usada e uma nova construção, é importante que tudo esteja bem definido e legalizado.

Diferenças de valores entre as casas a permutar

Os valores das casas não interferem no negócio, assim como a área, tipologia ou localização. Uma pessoa pode trocar uma casa de 300.000 euros por outra de 150.000 euros ou uma moradia por um apartamento, desde que a pessoa que tem a casa de menor valor pague a diferença.

Permuta de imóveis no crédito habitação

Forma de contrato-promessa de permuta de imóveis
Pexels
Também neste campo é vantajoso a realização deste tipo de negócio. Caso tenhas um crédito à habitação com um banco, deves:
  • Avisar que irás vender a tua casa através de uma permuta de imóveis;
  • Cancelar o teu empréstimo, caso o banco o indique ;
  • Renegociar novas condições de financiamento, que até podem ser mais interessantes e favoráveis para ti.

Permuta de imóveis: como funciona o pagamento de Impostos

Outro dos benefícios em permutar um bem imóvel é o valor que há que pagar de impostos. O valor a pagar de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e o Imposto de Selo será sobre a diferença de valor dos dois imóveis permutados. Caso um proprietário permute uma casa de 300.000 euros por uma de 250.000 euros está isento de pagamento de IMT. Já o outro proprietário terá que pagar o IMT sobre os 50.000 euros de diferença.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta