Garantia dada pelo vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, Pedro Baganha. Haverá um congresso em outubro para discutir o tema.
Comentários: 0
Porto: Carta Municipal da Habitação concluída em 2023
Photo by Matt Roskovec on Unsplash
Lusa
Lusa

O vereador do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto, Pedro Baganha, adiantou esta terça-feira (13 de setembro de 2022) que está já em curso a elaboração da Carta Municipal da Habitação, que deverá estar concluída no segundo semestre do próximo ano. "O município já iniciou o trabalho e está a ser feito. Não teremos a Carta Municipal de Habitação antes da segunda metade do próximo ano", afirmou Pedro Baganha, durante a reunião do executivo.

Interpelado pela vereadora do BE, Maria Manuel Rola, que na reunião do executivo substituiu Sérgio Aires, o vereador do Urbanismo salientou que a 21 de outubro está previsto um congresso "destinado a discutir o que é uma Carta Municipal da Habitação", dada a "ausência de definição legal" da mesma.

Em setembro de 2020, Pedro Baganha adiantava, em reunião de executivo, não estarem reunidas as condições para a elaboração da Carta Municipal de Habitação por a legislação complementar e regular da Lei de Bases da Habitação não ter sido, à época, publicada.

De acordo com a Lei de Bases da Habitação, em vigor desde 1 de outubro de 2019, este documento habilita o município a recorrer ao reforço das áreas destinadas a uso habitacional nos Planos Diretores Municipais, ou outros planos territoriais, e a condicionar operações urbanísticas privadas ao cumprimento das metas definidas na Carta Municipal de Habitação para habitação permanente e a custos controlados.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta