Propostas "visam a valorização e credibilização do setor e a qualidade de vida e segurança dos condóminos", refere a associação.
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Condomínios querem mexidas na lei
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A Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC) apresentou esta sexta-feira (11 de novembro de 2022) 10 propostas para o futuro da atividade profissional de administração de condomínios, que passam, por exemplo, pela aposta na valorização e credibilização do setor, bem como pela promoção de um futuro sustentável. 

“As propostas que apresentamos visam a valorização e credibilização do setor e a qualidade de vida e segurança dos condóminos, que são cerca de cinco milhões de portugueses”, lê-se num documento a que o idealista/news teve acesso. 

Estas são as 10 propostas avançadas pela associação durante o seu V Congresso, que termina esta sexta-feira – realiza-se no Tagus Park, em Oeiras, e o idealista é media partner.

1 – Valorizar e credibilizar o setor

  • Prática de honorários justos, que garantam o custo da atividade;
  • Estar bem preparado, investindo em formação, conhecimento e reciclagem;
  • Garantir uma prestação de serviços multidisciplinar;
  • Renunciar quando não seja valorizado;
  • Ter bons parceiros comerciais;
  • Denunciar as más práticas.

2 – Continuar a pugnar pela regulação da atividade profissional de administração de condomínios

  • Estabelecimento aberto ao público;
  • Seguro de responsabilidade civil da atividade;
  • Idoneidade comercial;
  • Formação obrigatória;
  • Contrato escrito de prestação de serviços de administração.

3 – Diligenciar para que seja obrigatório o plano de manutenção do edifício e a sua inspeção a cada oito anos

  • Plano de manutenção com a entrega do edifício, incluindo equipamentos;
  • Inspeção a cada oito anos, pela autarquia ou entidade inspetora certificada, ao edificado e equipamentos;
  • Sensibilização dos condóminos para a manutenção preventiva.

4 – Promover a alteração do seguro obrigatório contra o risco de incêndio para o seguro multirriscos, sendo o condomínio o tomador do seguro

  • Trabalhar em parceria com APS para mudar a realidade atual, com vantagens para condóminos, administrações e seguradoras;
  • Criação de elenco de coberturas base para o seguro multirriscos obrigatório;
  • Contratação do seguro pelo condomínio.

5 – Promover a obrigatoriedade das contas do condomínio serem apresentadas anualmente à Autoridade Tributária de forma simplificada e para condomínios com orçamento superior a 5.000 euros

  • Reduz fuga ao Fisco em condomínios;
  • Reduz a concorrência desleal no setor;
  • Gera mais confiança nos condóminos.
Gestão de condomínios em Portugal
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6 – Abertura de crédito para as empresas, de forma a aumentar a sua produtividade, com modernização e recurso a novas tecnologias

  • Para que as empresas se possam adaptar às novas tecnologias, que permitam melhor prestação de serviços, é necessário que possam recorrer ao crédito, através de um programa a criar com esse fim.

7 – Promover o futuro sustentável dos condomínios

  • Apoio aos condomínios para cumprimento das metas de eficiência energética dos edifícios, para que seja possível realizar obras que garantam maior qualidade de vida aos condóminos e sustentabilidade económica;
  • Adoção de medidas que reduzam impacto dos edifícios sobre o meio ambiente. Como? Através, por exemplo, de lâmpadas Led, sensores de presença, placas fotovoltaicas, controlo hidráulico, reutilização da água, coleta seletiva do lixo, recolha do óleo da cozinha e criação de zonas verdes.

8 – Promoção de obras com linha de crédito para condomínios 

  • Aplicação da taxa reduzida de IVA a todas as obras de manutenção e conservação;
  • Desburocratizar processos administrativos das obras;
  • Criação de “via verde” nos municípios para atendimento aos administradores de condomínio;
  • Abertura de crédito a condomínios.

9 – Prestação de serviços a condomínios e condóminos (Facility Management)

  • Racionalizar processos e aumentar a disponibilidade e produtividade;
  • Manutenção de infraestruturas, edifícios e equipamentos;
  • Serviços de mudanças;
  • Tratamento e recolha de resíduos, etc.

10 – Comunicar mais e melhor com os condóminos 

A APEGAC está empenhada em levar aos condóminos maior conhecimento sobre a vida em condomínio com:

  • Promoção da obrigatoriedade do regulamento do condomínio ser um documento de instrução da escritura ou documento particular autenticado;
  • Parceria com APEMIP para que os mediadores imobiliários entreguem aos adquirentes de frações um documento com os principais direitos e obrigações dos condóminos e as funções do administrador;
  • Projeto “Zé Condómino” a levar às escolas, com o objetivo de sensibilizar as crianças para a vida em condomínio.
  • Sensibilizar empresas para que comuniquem mais e melhor com os condóminos, com recurso às novas tecnologias.
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