
A proibição de abertura de novos espaços de Alojamento Local (AL) em Lisboa, pelo período de seis meses, foi decretada em março de 2022, tendo sido prorrogada no início de outubro, estando em vigor até 15 de abril deste ano. Contudo, PS, BE e Livre querem, aproveitando uma norma inscrita no Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), prolongar a interdição durante mais seis meses, até outubro. A suspensão está em vigor em 15 freguesias da cidade.
Segundo o Diário de Notícias, a proposta de prorrogação de proibição de abertura de novos registos de AL na capital levada a cabo pelos três partidos da esquerda será apresentada esta quarta-feira (25 de janeiro de 2023) na reunião camarária, sendo posteriormente agendada para votação.
É a terceira vez que a oposição na Câmara Municipal de Lisboa (CML) propõe a suspensão por seis meses de abertura de novos AL na cidade. Nas duas anteriores fez aprovar a medida, apesar dos votos contra dos vereadores do PSD e CDS e das críticas do presidente da autarquia, Carlos Moedas, escreve a publicação.
O OE2023, recorde-se, confere às autarquias a prerrogativa de proibir novos AL até final do ano, dando mais tempo aos municípios para concluírem a revisão das regras municipais que regulam o setor, um processo que está em curso em Lisboa. Desta forma, é expectável que até final do ano não seja possível ocorrer a abertura de novos espaços de AL na capital.
Em que freguesias é proibido abrir um espaço de AL?
De acordo com o jornal, mantém o critério de aplicar a proibição às freguesias da capital em que o número de habitações afetas ao AL exceda os 2,5% do parque habitacional. Estas são as freguesias:
- Santa Maria Maior;
- Misericórdia;
- Santo António;
- São Vicente;
- Arroios;
- Estrela;
- Avenidas Novas;
- Alcântara;
- Belém;
- Campo de Ourique;
- Parque das Nações;
- Penha de França;
- Ajuda;
- Areeiro;
- Campolide
Em que freguesias é permitido abrir um espaço de AL?
- Alvalade;
- Beato;
- Benfica;
- Carnide;
- Lumiar;
- Marvila;
- Olivais;
- Santa Clara;
- São Domingos de Benfica.
Para poder comentar deves entrar na tua conta