Incentivo à transferência para habitação das casas em alojamento local recebeu 29% dos contributos.
Comentários: 0
Mais Habitação
Foto de João Reguengos no Unsplash

A consulta pública do programa Mais Habitação, que esteve ativa entre 20 de fevereiro e 24 de março, recebeu no total mais de 2.700 contributos. Foram enviadas propostas por parte de várias associações representativas do setor, entidades públicas, autarquias e cidadãos, que estão a ser avaliadas pelo Governo antes de o documento final ser aprovado em Conselho de Ministros, esta quinta-feira, 30 de março de 2023.

Segundo o comunicado enviado às redações pelo Ministério da Habitação, as medidas que levaram a mais propostas no âmbito da consulta pública foram:

  1. Incentivo à transferência para habitação das casas em alojamento local: 29%
  2. Arrendamento obrigatório de casas devolutas: 12%
  3. Garantia de renda justa em novos contratos: 8%
  4. Fim dos vistos gold: 6%
  5. Licenciar com termo de responsabilidade dos projetistas: 6%
  6. Disponibilizar imóveis do Estado em regime de Contratos de Desenvolvimento de Habitação (CDH) - 6%
  7. Proteger inquilinos com arrendamentos mais antigos – 5%

"A consulta pública do programa Mais Habitação foi, como se pode comprovar pelos números, bastante participada e interventiva. A sociedade civil e as entidades representativas envolveram-se nesta discussão, dando o seu contributo de forma construtiva", escreve o Executivo, em comunicado. 

"Fica também evidente nos contributos recebidos que a sociedade reconhece a centralidade das políticas de Habitação e a necessária continuidade do investimento estrutural em curso no reforço do parque público, reforçando igualmente a necessidade de medidas adicionais que garantam no imediato mais habitação e apoio às famílias", lê-se ainda. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta