
Portugal é, sem dúvida, um país de proprietários, em que a cultura de ter casa própria ganha força quando comparada com a de ser inquilino. Não é, no entanto, o país com mais donos de casas na Europa. A liderar esse ranking estão Kosovo (97,8%), Albânia (96,3%) e Roménia (95,3%), onde o número de proprietários ultrapassa a barreira dos 95%. Em Portugal, há 78,3% de pessoas que detém casa própria.
Segundo o site Landgeist.com, que se apoia em dados do Eurostat, a taxa de proprietários de casas varia muito de país para pais, sendo a opção por comprar uma habitação mais comum na Europa Oriental que na Europa Ocidental.
De referir, por exemplo, que em Espanha, Itália e França há menos proprietários de casas que em Portugal, sendo a percentagem de 75,8%, 73,7% e 64,7%, respetivamente.
Em sentido inverso encontram-se, Áustria, Alemanha e Suíça, que são os países europeus onde há mais inquilinos que donos de casa. No caso concreto da Alemanha e da Suíça há inclusive mais pessoas a arrendar casa do que a comprar.
Para poder comentar deves entrar na tua conta