
A Câmara Municipal de Loures, na zona da Grande Lisboa, vai construir um conjunto habitacional junto ao Eixo Norte/Sul, na freguesia de Camarate. Serão 152 novas casas a custos controlados, financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Investimento ronda os 22 milhões de euros.
O FOCUS GROUP, que havia ganho o concurso público promovido pela autarquia e assessorado pela Ordem dos Arquitetos - Secção Sul, já entregou o projeto de execução ao município, devendo o arranque das obras ter lugar ainda em 2024, segundo o comunicado enviado às redações.

Localizado na freguesia de Camarate e com uma área total de construção de 14.280 metros quadrados (m2), o conjunto habitacional é constituído por oito blocos, cada um organizado em dois edifícios contíguos, com quatro pisos, num total de 16 edifícios e 152 habitações. Em termos de tipologias, o projeto prevê 56 T1, 45 T2, 48 T3 e 4 T4.
Cada bloco é composto por dois edifícios, com acessos independentes, e dois ou três apartamentos por piso. Todos os pisos térreos de embasamento dos lotes do empreendimento destinam-se a habitação, à exceção de um dos edifícios em que está prevista para a instalação de comércio ou serviços, estando garantida também a existência de 174 lugares de estacionamento exteriores.

“A crise da habitação com que o país se confronta resulta da falta de oferta. Houve um desinvestimento brutal na construção de habitação nova. Daí que que seja imperioso aumentar a oferta pública e criar incentivos para os privados construírem nos segmentos mais necessários e carenciados”, comenta Nuno Malheiro da Silva, gestor do FOCUS GROUP.
O responsável considera que “projeto da Câmara de Loures não só procura dar resposta à falta de habitação pública no concelho, mas ordenar urbanisticamente um território que nem sempre cresceu de forma planificada”.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta