Casas vão estar prontas até junho de 2026 e contam com apoio do PRR. Investimento supera os 10 milhões de euros.
Comentários: 0
Habitação acessível em Lamego
Creative commons
Lusa
Lusa

A Câmara de Lamego, no distrito de Viseu, vai construir 90 fogos de habitação acessível destinados às famílias mais vulneráveis do concelho que representam um investimento superior a dez milhões de euros.

As casas, a construir em Nazes, “têm de estar prontas e habitadas até 30 de junho de 2026”, referiu a autarquia, em comunicado divulgado na terça-feira, dia 23 de julho.

Na segunda-feira, os presidentes da Câmara de Lamego e do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) assinaram um acordo de financiamento para a construção dos 90 fogos que permitirá acelerar a candidatura ao Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Com este investimento de 10.183.056,37 euros (mais IVA), o executivo camarário pretende construir “90 fogos de habitação digna” em Nazes.

Segundo a autarquia, “também Cambres vai ter 18 casas, cujo contrato já foi adjudicado por 2.794.745,52 euros (mais IVA), para alojar as famílias elegíveis desta freguesia e das freguesias vizinhas”.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, prometeu, na segunda-feira, que o Governo “tudo fará” para encontrar uma “solução financeira” que permita, em conjunto com os municípios, construir o dobro das casas previstas no PRR, que é de 26 mil fogos.

Luís Montenegro fez esta promessa após ter presidido à cerimónia de assinatura de acordos com 18 municípios da região de Lisboa e Vale do Tejo, Guimarães, Fafe, Matosinhos e Lamego para o programa de apoio ao acesso à habitação, no âmbito do PRR, que prevê a construção de 4.483 novas habitações destinadas a famílias mais carenciadas.

O chefe do executivo salientou que a verba para a construção destas 4.483 casas - de 400 milhões de euros - foi desbloqueada na passada sexta-feira, numa reunião do Conselho de Ministros, e inscreve-se no “esforço” que este Governo está a fazer para garantir que se cumprem as metas previstas no PRR.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta