
Fazer um churrasco num apartamento pode ser uma ótima maneira de reunir amigos e família, mas para evitar problemas com vizinhos, é fundamental seguir algumas regras. Desde o uso de equipamentos apropriados aos cuidados com fumos e cheiros, este artigo traz as principais dicas para garantir que o evento seja agradável para todos, sem comprometer a convivência no condomínio. É o tema da Deco Alerta desta semana.
A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.
Instalei recentemente um espaço para refeições com um pequeno “barbecue” no meu terraço. Estávamos a planear juntar a família e fazer uma sardinhada, mas alguns vizinhos alertaram-me para o facto de não ser possível fazer grelhados ou churrascadas em apartamentos. É verdade? O que devo fazer?
Começamos por esclarecer que qualquer consumidor, independentemente do modelo de casa, tem o direito de fazer grelhados ou churrascos. As regras de boa convivência estabelecem, claro, que a festa de uns não incomode os outros ou até que não cumpra as normas do condomínio.
A lei proíbe determinadas ocorrências que afetem os vizinhos, como os cheiros, ruídos ou fumos. Aproveitamos para esclarecer que o conceito de vizinho não se refere apenas aos outros condóminos, mas também a todas as pessoas que vivem nas redondezas do apartamento.
Assim, para que passes alegre e tranquilamente o verão no teu novo espaço, deixamos-te algumas dicas:
- Informa-te sobre a existência de regras específicas do seu condomínio em relação a este tipo de convívio;
- Se houver no prédio um espaço comum destinado a este tipo de atividade, também poderás usar. Apenas terás de cumprir as normas instituídas no regulamento do condomínio.
- Caso a tua churrasqueira ou grelhador esteja fixa no terraço, avalia a possibilidade de instalar placas de vidro temperado nas laterais. Assim, acautelarás os problemas do fumo, calor e cheiros;
- Podes optar, pelo menos de vez em quando, por um grelhador elétrico. Sem o uso do carvão, há menos fumo;
- No caso dos grelhadores portáteis, mas a carvão, é recomendável que procures grelhas específicas, que impeçam que a gordura caia sobre as brasas, originando o indesejado fumo;
- A escolha de alimentos como bifes, espetadas, legumes ou fruta em detrimento do peixe ou marisco é preferível, tendo em conta que originam menos cheiros.
Informa-te connosco.
*Conta com o apoio da Deco através do número de telefone 21 371 02 20 ou do email decolx@deco.pt. Podes também marcar atendimento via skype. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta