
O mercado de arrendamento está a ganhar, cada vez mais, mais investidores. E nesse mercado há um que se destaca: o de arrendamento a estudantes. Mas por que motivo?
A razão é simples de explicar. Arrendar imóveis a estudantes é uma excelente oportunidade de negócio e de baixo risco. Isto porque há uma crescente procura, dada a evolução do número de estudantes matriculados nos últimos anos em Portugal, mas também porque, em muitas situações, podes tirar um rendimento maior ao arrendar um quarto por estudante do que se arrendasses a casa a uma só família.
Vamos agora falar um pouquinho mais sobre este tipo de casas novas ideais para investir e arrendar a estudantes, de modo a ajudar-te, senhora/a investir/a, no teu próximo negócio para que obtenhas uma boa fonte extra de rendimento e, também, para que possas proporcionar uma boa qualidade de vida a muitos estudantes do nosso país.
Opta por uma localização estratégica
O primeiro passo a dar na procura de uma casa para investir e colocar no mercado de arrendamento para estudantes é escolher bem a localização. E esta escolha passa, sobretudo, pelos três fatores que vamos ver em seguida.
Proximidade a institutos, faculdades e universidades

Nem só de Lisboa, Porto e Coimbra vivem os estudantes. Portanto a tua escolha não tem de estar limitada a estas três cidades. Claro que é sempre uma excelente opção, no entanto, dado o valor mais elevado de investimento nestas zonas e dada a pouca oferta noutras cidades do país e o seu custo mais baixo, poderás considerar também essas outras localidades.
Por exemplo, as redondezas de Lisboa e Porto, assim como as suas margens a sul, têm várias opções, como casas novas em Cascais e Estoril, Algés, Almada, Montijo, Vila Nova de Gaia, Maia, entre outras.
E mesmo mais longe destas cidades podes, por exemplo, investir num imóvel novo em zonas como Cantanhede, que beneficia de proximidade e fáceis acessos às universidades de Coimbra e Aveiro, Vila Nova de Poiares (também muito próximo a Coimbra), Mira (a menos de meia hora da Universidade de Aveiro), Castelo Branco (que tem um Instituto Politécnico) e até mesmo Moimenta da Beira (a cerca de 30 kms da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego).
Acesso fácil a transportes, comércio e serviços
Investir num imóvel situado numa área bem servida de transportes públicos e com proximidade a comércio e serviços como supermercados, restaurantes, lojas de conveniência e farmácias, entre outros, é uma excelente estratégia que beneficia ambas as partes, investidor e estudante. Beneficia o investidor porque a procura nessas zonas será maior e terá a possibilidade de obter uma renda mais elevada, mas também beneficia o estudante porque reduz-lhe o stress de ter de fazer grandes deslocações e dá-lhe mais qualidade de vida, com acesso fácil a alimentação e cuidados de saúde.
Quanto mais divisões, mais inquilinos

Outro fator muito importante na eleição de uma casa para investir e arrendar a estudantes é a tipologia. Como estamos a falar de jovens, muitos deles ainda sem recursos financeiros porque ainda estudam, é difícil para os mesmos arrendar um imóvel só para si e, por isso, a esmagadora maioria opta por arrendar um quarto numa casa habitada por mais pessoas.
Isto diminui os custos aos jovens e também beneficia, muitas vezes, o próprio investidor, pois pode tirar partido disso e obter um rendimento mais elevado arrendando por quarto e não por casa. Por esse motivo, o melhor é não investires em nada inferior a um T3. Assim, terás disponível para arrendar, pelo menos, três quartos, o que significa três fontes de rendimento.
Investe em imóveis bem equipados

Uma vez que a ideia é arrendar o imóvel a vários estudantes, terás de garantir alguns equipamentos básicos e necessários ao dia a dia dos jovens.
- Cozinhas bem equipadas: para uma maior comodidade dos estudantes, garante-lhes que têm uma cozinha bem equipada, com tudo o que é essencial e para lhes facilitar o dia a dia, como frigorífico, máquina de lavar loiça, máquina de lavar roupa, forno e micro-ondas.
- Mobiliário: outra coisa essencial é o mobiliário, sobretudo as mobílias de quarto. Vais necessitar de investir numa cama por cada quarto, além de mesas de cabeceira, roupeiros ou cómodas. Seria igualmente útil investires em secretárias e cadeiras ou cadeirões, para que os teus inquilinos tenham um espaço confortável de estudo.
- Internet: visto que estamos a falar de estudantes, é essencial garantires acesso à Internet, para permitir que façam os seus trabalhos e pesquisas, mas, também, poderem usufruir deste meio de lazer.
Ideias para atrair jovens estudantes arrendatários

Se precisas de ideias para facilitar e agilizar o processo de arrendamento dos quartos do teu futuro novo imóvel, toma nota das nossas dicas.
- Anuncia em plataformas online e redes sociais: uma boa forma de dar a conhecer o teu imóvel é colocares um anúncio nas principais plataformas imobiliárias online, e nas redes sociais.
- Oferece contratos flexíveis: ao contrário dos demais contratos de arrendamento, os contratos aos estudantes podem ter uma duração de 9 meses. Este é o tempo ideal para estes jovens, pois coincide com o ano letivo e, além disso, muitos preferem não se comprometer com um prazo mais longo, dada algumas incertezas relativamente aos seus cursos.
- Garante a segurança do imóvel e enfatiza isso: para todo o tipo de inquilinos a segurança é um fator importante no momento de escolha de uma casa para viver, mas este fator ganha uma importância especial quando falamos de jovens, pois é algo fundamental para os pais terem a certeza de que os seus filhos estão a morar num local seguro. Por isso, procura uma habitação com sistemas de segurança como alarmes, fechaduras fortes e detetores de fumo, por exemplo, e destaca isso no teu anúncio.
Aqui vais encontrar o teu novo imóvel para arrendar a estudantes
- Canidelo
- Santa Marinha e São Pedro da Afurada
- Cascais e Estoril
- Portimão
- Quarteira
- Lagos
- Ramalde
- Algés
- Faro
- Montijo e Afonsoeiro
- Matosinhos e Leça da Palmeira
- São Martinho
- Carnaxide e Queijas
- Carcavelos e Parede
- Quelfes
- Campanhã
- Lumiar
- Cedofeita
- Avenidas Novas
- Tavira
- Cidade da Maia
- Águas Santas
- Glória e Vera Cruz
- Leiria
- Areeiro
- Paranhos
- Estrela
- Madalena
- Laranjeiro e Feijó
- Mafamude e Vilar do Paraíso
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta