A procura por imóveis nos Alpes franceses por parte de residentes em Portugal cresceu 40% em 2024, segundo dados da consultora Athena Advisers. O fenómeno deve-se à crescente presença de investidores estrangeiros no país, incluindo americanos, britânicos e franceses, que veem na região alpina uma oportunidade para lazer e diversificação de património.
A consultora registou um crescimento de 110% nas suas vendas na região, ultrapassando os 140 milhões de euros em volume transacionado. Este aumento foi acompanhado por um crescimento de 30% no número de transações e por uma valorização significativa dos imóveis.
A ascensão de Lisboa como centro financeiro e imobiliário tem sido um fator determinante neste fenómeno. "A crescente prosperidade de Lisboa está a redefinir o mapa do investimento imobiliário na Europa", afirma David Moura-George, Diretor-Geral da Athena Advisers Portugal.
Para muitos investidores, a proximidade dos Alpes franceses permite combinar o estilo de vida solarengo de Portugal com a paixão pelos desportos de inverno.
Esquiadores americanos impulsionam o mercado
Portugal tem-se tornado um destino atrativo para americanos, cuja presença no país aumentou 239% entre 2017 e 2022, atingindo cerca de 10.000 residentes. Muitos destes expatriados procuram manter a prática de esqui, encontrando nos Alpes franceses uma opção mais acessível do que as estâncias da América do Norte, onde um passe de esqui pode ultrapassar os 300 dólares diários, contra os cerca de 70 euros em França.
O mercado imobiliário alpino está em alta, com alguns chalés a atingir os 60 milhões de euros em estâncias como Val d'Isère. O preço médio por unidade cresceu de 2,2 milhões de euros em 2023 para 3,6 milhões de euros em 2024, refletindo a tendência para investimentos de maior valor.
A Athena Advisers tem atualmente imóveis disponíveis nos Alpes franceses com preços entre os 500.000 euros e os 30 milhões de euros, reforçando a região como um destino premium para investidores portugueses e estrangeiros.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta