O Governo tem pronto um diploma que visa simplificar o mecanismo do pedido de compensação a senhorios com rendas antigas – anteriores a 1990 – ao Estado. A alteração passa, essencialmente, pela dispensa da prova de isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), sendo esta uma condição exigida aos senhorios para poderem receber o apoio.
Segundo o Jornal de Negócios, a medida consta de um diploma que está pronto para ser aprovado pelo Executivo e que a secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, admite que possa ser concretizado apesar de o Governo se encontrar em gestão. As eleições legislativas, recorde-se, realizam-se a 18 de maio.
“Há muitos diplomas preparados, tanto portarias como decretos-lei, que não poderão avançar em sede de Governo de gestão [por o seu conteúdo não ser considerado] fundamental ou inadiável", disse a governante aos jornalistas, à margem de um almoço debate organizado pela Associação para o Desenvolvimento da Engenharia – PROFORUM e realizado esta segunda-feira (24 de março de 2025).
“Os ministros decidirão, em Conselho de Ministros, quais são aqueles [diplomas] que têm características para que possam ainda ser aprovados", explicou, salientando que o diploma relativo à compensação aos senhorios pode ter luz verde e breve.
A compensação aos senhorios aplica-se a quem tem contratos anteriores a 1990 e não pode aumentar livremente as rendas, porque os inquilinos têm mais de 65 anos, deficiência igual ou superior a 60%, ou têm carências financeiras, escreve a publicação.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta