Diferença na manutenção não é abismal entre ambas se a qualidade do material for tida em conta.
Comentários: 0
habitação modular
Freepik

As casas modulares levam menos tempo a ser construídas e têm menos custos de fabricação associados quando comparadas com uma casa tradicional, mas isso tem impacto na sua durabilidade e manutenção?

Casas modulares Vs casas tradicionais: a qualidade e especialização como elemento chave

durabilidade casas modulares
Freepik

O material utilizado na estrutura, impacta diretamente a necessidade e frequência de manutenção de ambas as casas. Inclusive, a preservação de uma casa pré-fabricada e convencional, está mais ligada ao resultado da qualidade dos materiais e de uma mão-de-obra especializada do que aos métodos de construção, embora também exerçam a sua influência. 

Importa também denotar-se que, em Portugal, por contraste a vários países do norte e centro da Europa, ainda há um longo caminho a percorrer no setor modular. Especialistas apontam que tanto é preciso investir-se em programas de formação e capacitação profissional, como evoluir-se em termos tecnológicos para acompanhar os novos sistemas construtivos. 

Pelo que, quando as casas modulares deixarem de ser tendência e passar a fazer efetivamente parte do quotidiano, como um modelo evolutivo, as questões relacionadas à sua manutenção vão também sofrer ajustes. Mas quais as conclusões que se retiram tendo por base o que existe até então?

Casas modulares: aspetos a considerar

casas pré-fabricadas
Freepik

O tempo encarrega-se do desgaste de tudo e não há quem ou o quê que consiga escapar disso. Há, contudo, elementos que marcam o seu lugar à mesa quando se fala em comparar as preservações futuras que uma casa pré-fabricada e uma casa convencional exigem. 

Elementos externos

Nenhuma das habitações se livra de lidar com as condições meteorológicas, além da consequente manutenção exterior da pintura, que vai perdendo força no braço de ferro. Todavia, o verniz usado no material de algumas casas modulares, revela-se mais resistente à sujidade do que a tinta da parede de alvenaria.

Por seu turno, numa habitação pré-fabricada é necessário que o material utilizado esteja adaptado à localização do solo onde será instalado o módulo. Se isto não acontecer pode, a longo prazo, deixar-se vencer pelos agentes externos. 

Infiltrações: a porta de entrada da humidade

Se por um lado, as estruturas de alvenaria – utilizadas sobretudo em casas tradicionais – exigem manutenção regular devido a problemas de infiltrações e fissuras, por outro, em casas pré-fabricadas, levanta-se a questão da junção entre os módulos que, se não forem bem vedados, são terreno fértil à infiltração de água e desconforto térmico.

Além disso, importa igualmente que os materiais, como a madeira, sejam adequadamente tratados, já que podem ser recetivos à humidade e absorção de água, requerendo maior e mais constante manutenção. Caso contrário, embora as casas produzidas em fábrica – feitas por isso num ambiente controlado – tenham a vantagem de serem mais acessíveis em termos de valores, o barato pode acabar por sair caro. 

Torna-se, deste modo, crucial controlar a qualidade dos módulos e do projeto, após uma pesquisa aprofundada a propósito das empresas que se debruçam sobre este tipo de mercado.

Sustentabilidade e energia

casa modular
Freepik

Quando desenhadas, várias casas pré-fabricadas têm previamente atenção à eficiência energética, reduzindo à posteriori a necessidade de manutenção relacionada com o consumo de energia. Por outro lado, habitações convencionais podem confrontar-se com mais desafios a longo prazo neste ponto, embora sejam criados programas de incentivo para melhorar a eficiência energética em casa.

Qual é a durabilidade de uma casa modular?

casas contentores preços
Freepik

O setor ainda está a crescer e, portanto, as estimativas podem sofrer alterações com a evolução deste tipo de construção. Apesar de a sobrancelha ainda se levantar face a esta alternativa mais sustentável e de custo reduzido, aponta-se para um tempo de vida útil entre os 50 e os 70 anos, se a casa pré-fabricada for devidamente montada e mantida. 

O que não se distancia muito de uma casa tradicional, cuja durabilidade pode atingir os 100 anos ou mais se for igualmente edificada com materiais de alta qualidade.

Certo é que uma boa técnica de construção, a qualidade de materiais e a manutenção atingem em cheio na longevidade de qualquer habitação erguida.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta