
O verão de 2025 já chegou, elevando as temperaturas para altos patamares. Viver numa casa junto ao mar ajuda a refrescar nos dias quentes, desfrutando da praia e quem sabe de um jardim e piscina. Em Portugal, há cada vez mais moradias de luxo à venda nos municípios banhados pelo Oceano Atlântico, tendo a oferta registado um aumento anual de 10% no segundo trimestre de 2025. Mas onde ficam estas casas perto da praia? E quanto custam? Mergulhámos nos dados do idealista/data e descobrimos tudo.
Quem procura uma casa premium num dos municípios junto à costa portuguesa tem, hoje, um maior leque de escolhas do que há um ano. Só entre abril e junho, foram contabilizadas mais de 14 mil moradias de luxo à venda junto ao mar, uma oferta 10% superior face à registada no mesmo período do ano passado, mostram os dados do idealista/data.
Há mais de 80 concelhos em Portugal com praia, sendo que todos têm, pelo menos, uma casa de luxo à venda. Mas apenas 44 revelaram ter uma oferta significativa, com 30 ou mais imóveis deste tipo no mercado – e é nesta amostra que se centra a nossa análise. Entre estes, salta à vista que é em Cascais, Loulé e Lagos onde há mais moradias de luxo para comprar por preços superiores a 1 milhão de euros, contabilizando-se mais de mil imóveis em cada município.
Também é bem visível que a oferta de moradias de luxo à venda subiu em 31 dos 44 concelhos com amostra representativa, com os maiores aumentos anuais registados em Santa Cruz (+91%) e no Funchal (+85%), ambos na ilha da Madeira. Na Margem Sul do Tejo registaram-se subidas expressivas da oferta em Alcochete (+81%) e em Setúbal (+79%). Já em Castro Marim, no Algarve, observou-se a queda mais acentuada (-27%), mostram os dados do idealista/data.
Não é no Algarve que as famílias endinheiradas mais procuram moradias de luxo perto do mar para comprar. Os mesmos dados revelam uma clara preferência por Lisboa, Oeiras, Cascais e Sesimbra. O primeiro concelho algarvio a surgir no ranking da procura é Aljezur (na 8.ª posição) e o segundo Vila do Bispo (no 14.º lugar). Antes, o interesse está voltado por vários municípios da Grande Lisboa e até do Grande Porto.
Houve 18 concelhos que passaram a chamar mais a atenção dos compradores de luxo no último ano. Foi o caso da Póvoa de Varzim (onde a procura duplicou), de Faro (+85%), Aljezur (+83%) e Lagos (+41%). Mas a atração caiu em 25 concelhos com praia, o que pode ajudar a explicar o aumento da oferta de casas à venda no segmento alto. A maior queda da procura foi observada em Torres Vedras.

Quanto custa comprar casa de luxo nos municípios junto ao mar?
Em Portugal, há moradias de luxo perto da praia à venda por vários preços. O máximo foi registado em Grândola, no distrito de Setúbal, onde o custo mediano rondou os 2,7 milhões de euros no segundo trimestre de 2025, depois de ter subido 11% no último ano. E Castro Marim, no distrito de Faro, foi o que apresentou o preço mediano das casas de luxo mais baixo (1,2 milhões de euros) entre os concelhos com oferta representativa.
Contam-se 10 municípios junto ao mar onde o preço mediano das moradias premium supera os 2 milhões de euros. Além de Grândola, este top 10 é composto também por Cascais, Lisboa, Loulé, Almada, Oeiras, Lagos, Alcácer do Sal (onde se situa a luxuosa Comporta), Sesimbra e Albufeira, tal como mostram os dados do idealista/data. No Porto, o custo de uma casa de luxo ronda os 1,7 milhões de euros.
Mais de metade dos 44 municípios banhados pelo Oceano Atlântico com oferta de moradias premium expressivas registou uma subida de preços no último ano. E em 10 concelhos as casas de luxo ficaram, pelo menos, 10% mais caras. Foi o caso de Óbidos (+28%), Sesimbra (+24%) e Póvoa de Varzim (+21%).
Os preços das casas de luxo perto da praia ficaram estáveis em Lagos e em Matosinhos, e desceram nos restantes 18 municípios, com a queda mais expressiva registada em Ribeira Brava (-29%), na ilha da Madeira. Nesta lista está também Lisboa (-4%) e Faro (-6%), enquanto no Porto o custo mediano das luxuosas moradias subiu 8% entre o segundo trimestre de 2025 e o mesmo período do ano anterior.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta