"A nossa singularidade reside na forma como integramos a tecnologia com a arquitetura e o design", diz Ezequiel Salzberg, CEO do Grupo Aspasios.
Comentários: 0
Hospitalidade e turismo em Portugal
Ezequiel Salzberg. CEO do Grupo Aspasios | Aspasios Formosa Apartments, no Porto Créditos: Grupo Aspasios

O Grupo Aspasios nasceu em Barcelona (Espanha) em 2005 com a missão de “oferecer uma nova forma de alojamento urbano, isto é, apartamentos turísticos premium geridos de forma digital”, revela o CEO, Ezequiel Salzberg. A expansão para Portugal aconteceu em 2022, tendo a empresa já projetos em Lisboa e Porto. “[O país] é um pilar fundamental na nossa estratégia de crescimento”, confidencia ao idealista/news, adiantando que a aposta passa por “edifícios com carácter, muitos deles reabilitados”, onde o património é preservado, “combinando-o com soluções funcionais e contemporâneas”.

Salientando que o Grupo Aspasios tem um objetivo bem definido – “Continuar a contribuir para o desenvolvimento do setor turístico português com projetos que gerem valor e reflitam o melhor da hospitalidade moderna” –, Ezequiel Salzberg abre a porta a novos investimentos a nível nacional. Nesse sentido, assegura que a empresa “continuará a investir no país com uma visão a longo prazo, combinando tecnologia, sustentabilidade e excelência”. 

Este ano, foram anunciados dois novos projetos no Porto, o Casa Falcão Boutique Hotel e os Aspasios Formosa Apartments, e a entrada em Lisboa, com o Casagrand Lisboa. Mas será que há mais investimentos na calha? Ezequiel Salzberg levanta (um pouco) o véu: “Já temos um segundo projeto em Lisboa, que neste momento está a ser licenciado na câmara, e mais dois projetos no Porto, sobre os quais teremos notícias em breve. A nossa ideia é manter o ritmo das duas cidades e explorar calmamente outros mercados dentro do país”. 

Alojamentos turísticos no Porto
Aspasios Formosa Apartments, no Porto Créditos: Grupo Aspasios

Em que consiste a atividade da empresa e quando foi criada? E quando, e porquê, se deu a aposta por Portugal?

A Aspasios nasceu em Barcelona em 2005 com o propósito de oferecer uma nova forma de alojamento urbano, isto é, apartamentos turísticos premium geridos de forma digital. Desde o início, a inovação tem sido o núcleo da nossa proposta, permitindo-nos oferecer uma experiência 100 % tecnológica, eficiente e segura. Portugal foi um avanço natural na nossa expansão ibérica, sendo um país com estabilidade, qualidade de vida e uma projeção internacional excecional. Apostámos em Portugal em 2022 e hoje é um pilar fundamental na nossa estratégia de crescimento.

“Criamos alojamentos turísticos nos quais vai querer ficar, mas sobretudo aos quais vai querer voltar”, lê-se no site da empresa. O que torna os alojamentos do grupo únicos?

A nossa singularidade reside na forma como integramos a tecnologia com a arquitetura e o design. Apostamos em edifícios com carácter, muitos deles reabilitados, onde preservamos o património combinando-o com soluções funcionais e contemporâneas. Todo o processo, desde a reserva até ao check-out, é gerido digitalmente, o que nos permite oferecer uma experiência fluida e autónoma. Na Aspasios, a tecnologia está ao serviço da hospitalidade e da eficiência.

"A nossa singularidade reside na forma como integramos a tecnologia com a arquitetura e o design. Apostamos em edifícios com carácter, muitos deles reabilitados, onde preservamos o património combinando-o com soluções funcionais e contemporâneas"

Quantos projetos gere atualmente o grupo em Espanha e Portugal, e onde? E por que razão a estratégia de internacionalização passa por Portugal?

Gerimos mais de 30 unidades em Espanha e Portugal, com presença destacada em Barcelona, Madrid, Lisboa e Porto. Portugal representa o nosso primeiro passo fora de Espanha e um mercado estratégico para o grupo. No Porto, gerimos cinco edifícios e assinámos quatro novos projetos, enquanto em Lisboa operamos o Casagrand Lisboa, o nosso projeto mais exclusivo. O país combina segurança jurídica, talento local e um ecossistema turístico em constante evolução.

Alojamentos turísticos em Lisboa
Projeto Casagrand Lisboa, em Alfama Créditos: Grupo Aspasios e Pujolinvest

Que balanço de atividade pode ser feito desde a criação do grupo e como tem sido o ano de 2025 em comparação com 2024? E, já agora, o que esperar de 2026? 

Desde a sua criação, a Aspasios tem vindo a consolidar-se como um grupo de referência no segmento de apartamentos turísticos premium, combinando hospitalidade, tecnologia e design.

Em 2025, conseguimos uma vez mais cumprir os objetivos orçamentais definidos, reforçando a eficiência operacional e a qualidade do serviço. Portugal tem vindo a assumir um papel cada vez mais relevante nos resultados consolidados do grupo, refletindo o sucesso da estratégia de crescimento sustentável implementada nos últimos anos.

Para 2026, o foco será continuar a expandir com responsabilidade, consolidando novos projetos em Portugal e fortalecendo a nossa presença no sul de Espanha, sempre com o mesmo compromisso de inovação e excelência.

Foi anunciada, em julho, a entrada do grupo em Lisboa, com o projeto de luxo Casagrand Lisboa. Está a corresponder às expectativas em termos de negócio?

O Casagrand Lisboa representa a evolução natural da nossa marca em direção à hospitalidade de luxo digital. Inspirado no sucesso do Casagrand Barcelona, o projeto em Lisboa combina uma arquitetura elegante, materiais nobres e tecnologia avançada para oferecer uma experiência sem complicações. 

Desde a sua abertura, o projeto tem superado amplamente as expectativas, destacando-se pela excelente reputação, com uma classificação de 4,9 no Google, 9,8 no Booking e 10 na Expedia. Estes resultados refletem o reconhecimento da qualidade do serviço, do conforto e da atenção ao detalhe que definem o nosso conceito.  

"Já temos um segundo projeto em Lisboa, que está a ser licenciado na câmara, e mais dois no Porto, sobre os quais teremos notícias em breve. A nossa ideia é manter o ritmo das duas cidades e explorar calmamente outros mercados dentro do país"

Mais recentemente, a empresa anunciou a abertura de dois novos projetos no Porto: o Casa Falcão Boutique Hotel e os Aspasios Formosa Apartments. O que nos pode contar sobre os mesmos?

Ambos reforçam a nossa aposta no Porto, uma cidade com enorme potencial e dinamismo. O Casa Falcão Boutique Hotel, com abertura prevista para março de 2026, nasce da reabilitação de um antigo prédio na Rua José Falcão, em plena Baixa do Porto, no Bairro da Vitória e perto da Avenida dos Aliados. O edifício mantém a fachada histórica e preserva dois elementos escultóricos originais. Estas esculturas foram restauradas, identificadas e carimbadas, com o objetivo de se tornarem uma representação alegórica da indústria e do comércio, um detalhe que confere valor patrimonial ao projeto. 

Já o Aspasios Formosa Apartments, localizado na Rua Formosa, no bairro de São Ildefonso, deverá abrir portas em fevereiro de 2026. O projeto vai ocupar um edifício reabilitado, muito próximo do Mercado do Bolhão. Esta será a primeira fase da Aspasios Formosa Apartment Collection, um projeto a construir na área, que será composto por três edifícios.

Apartamentos de luxo para turistas em Lisboa
Projeto Casagrand Lisboa, em Alfama Créditos: Grupo Aspasios e Pujolinvest

Há novos projetos na calha em Portugal?

Sim, na verdade já temos um segundo projeto em Lisboa, que está a ser licenciado na câmara, e mais dois no Porto, sobre os quais teremos notícias em breve. A nossa ideia é manter o ritmo das duas cidades e explorar calmamente outros mercados dentro do país.

Qual é o público-alvo destes alojamentos? De que nacionalidades são os hóspedes? Há muitos portugueses?

O nosso público é composto principalmente por famílias, grupos e viajantes internacionais que valorizam o conforto, a localização e a possibilidade de gerir toda a sua estadia de forma digital. Os principais mercados são EUA, França, Reino Unido, Países Baixos e Alemanha.

"A Aspasios continuará a investir no país com uma visão a longo prazo, combinando tecnologia, sustentabilidade e excelência. O nosso objetivo é claro: continuar a contribuir para o desenvolvimento do setor turístico português com projetos que gerem valor e reflitam o melhor da hospitalidade moderna"

E há muitos turistas portugueses que viajam para Espanha e ficam em alojamentos do grupo? Oferecem vantagens financeiras para quem repete alojamentos?

Sim, cada vez mais portugueses escolhem as nossas unidades em Barcelona e Madrid. Nos próximos meses lançaremos o nosso novo programa de fidelização, que oferecerá benefícios exclusivos e descontos aos hóspedes mais frequentes. Graças à nossa plataforma tecnológica, conseguimos manter uma relação direta, transparente e eficiente com cada cliente, sem necessidade de intermediários.

Alojamentos turísticos de luxo no Porto
Casa Falcão Boutique Hotel, no Porto Créditos: Grupo Aspasios

Qual é o preço médio da estadia por noite nos vossos espaços de Lisboa e Porto?

Tendo em conta a diversidade dos nossos projetos e a sua diferente orientação em termos de produto, esta é uma pergunta difícil de responder de forma clara. Podemos, no entanto, afirmar que, na nossa categoria mais básica em Lisboa, o valor médio por noite ronda 300 euros, enquanto no Porto a média encontra-se em torno de 140 euros.

Acredita que Portugal continuará a ser um destino escolhido pelos turistas internacionais? Porque é que o país continua a ser tão atrativo, especialmente para pessoas com elevado poder de compra?

Portugal combina autenticidade, segurança, gastronomia e uma qualidade de vida invejável. É um país que soube preservar a sua identidade, ao mesmo tempo que se abriu à inovação e ao investimento internacional. Para a Aspasios, é o ambiente ideal para continuar a desenvolver o nosso modelo de hospitalidade.

A Aspasios continuará a investir no país com uma visão a longo prazo, combinando tecnologia, sustentabilidade e excelência. O nosso objetivo é claro: continuar a contribuir para o desenvolvimento do setor turístico português com projetos que gerem valor e reflitam o melhor da hospitalidade moderna.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta