Explora as casas novas com walk-in closet, cheias de charme e beleza e que oferecem comodidade em cada detalhe.
Comentários: 0
closet
idealista
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

Procuras casa nova para começar 2026 com o pé direito? Que tal um imóvel de luxo, acabadinho de construir, com um walk-in closet

Se gostaste da ideia, então temos boas notícias. O idealista/news selecionou uma coleção de várias casas de nova construção de luxo com walk-in closets para que desfrutes de todo o conforto e sofisticação no teu novo lar.

Walk-in closet: o que é?

Certamente já ouviste falar em closets. Mas, sabes o que é um walk-in closet? Ao contrário de um closet tradicional, geralmente fechado, o walk-in closet caracteriza-se por ser um espaço aberto e amplo, permitindo visualizar e ter acesso às roupas e acessórios com mais facilidade. Aliás, este tipo de closet permite mesmo que a pessoa entre completamente dentro do espaço.

Esta configuração luxuosa e funcional de armazenar as tuas roupas, calçado e acessórios, concede-te mais liberdade e eficiência na organização desses teus bens, facilitando o teu dia a dia na hora de vestir e arrumar estes objetos.

Tipos de walk-in closets

closet
idealista

Um dos pontos fortes deste tipo de closets é a sua diversidade, tendo vários tipos disponíveis para todos os gostos e todos os tipos de casas. Vamos conhecer alguns deles.

Em formato “L”

Os walk-in closets em “L” ocupam duas paredes, aproveitando os espaços da melhor força e oferecendo uma boa circulação. Eles encaixam-se em espaços de média dimensão, não necessitando de ocupar uma área exagerada. 

Neste tipo de closet é fundamental ter uma boa iluminação, sendo na maioria das vezes artificial, mas podendo também beneficiar de luz natural, no caso de ter por perto uma janela ou claraboia. No entanto, o walk-in closet em “L” tem menos espaço do que o formato em “U”, que vamos conhecer de seguida.

Em formato “U”

Este modelo já exige mais espaço, uma vez que ocupa três paredes, e, por esse motivo, é adequado apenas para espaços grandes. No entanto, se for o caso do teu imóvel, então este é, sem dúvida, uma das melhores opções de walk-in closets.

Eles têm maior capacidade de armazenamento e circulação, o que se traduz também numa melhor organização dos bens.

Estilo exposição: mais prateleiras e menos gavetas

Este é um walk-in closet que te proporciona a sensação de entrares numa loja. Com os acessórios visíveis em prateleiras e não “escondidos” em gavetas, consegues ver facilmente o que tens disponível e chegar igualmente de forma fácil às roupas e acessórios que queres usar naquele dia.

Com ilha ou península

closet
idealista

Um walk-in closet com ilha é basicamente um closet com uma ilha no centro, com gavetas de arrumação para vários objetos de menor dimensão, como relógios, gravatas, roupa interior, cachecóis, luvas, chapéus, entre outros.

Um walk-in closet com península exige menos espaço, oferecendo a mesma utilidade, mas reduzindo a capacidade de circulação.

Walk-in closet para casal

Embora ainda haja muito aquela ideia de que um closet é sobretudo para as mulheres, a verdade é que, quando o espaço disponível do teu closet é o seu ponto forte e ele está inserido num quarto de casal, o ideal é ambos tirarem proveito desse espaço e terem as suas roupas e acessórios organizados e expostos de forma funcional. 

De um lado, as roupas e acessórios da senhora, e do outro lado, as roupas e acessórios do homem, para que ambos não se atrapalhem.

História e evolução dos walk-in closets

Há quem diga que os primeiros armários como os conhecemos hoje surgiram ainda antes da Idade Média. No entanto, inicialmente eles não se destinavam a guardar roupas, mas sim armas, pergaminhos e outros objetos. 

Entretanto, com o passar dos anos, os mais nobres começaram a usar estes armários para guardar roupas e objetos valiosos, evoluindo, gradualmente, para um estilo de guarda-roupa alto, já com várias gavetas e também prateleiras, com duas portas a fechar. Este modelo popularizou-se na Europa, sobretudo em França, há cerca de três séculos. 

À medida que se foram aproximando do estilo dos armários atuais, começaram também a surgir os roupeiros embutidos nas paredes dos quartos e, muito provavelmente, foi a partir daí que surgiram os primeiros closets. A cultura pop teve uma grande influência no surgimento desses closets, com várias celebridades a exporem os seus grandes closets publicamente para as televisões, como foi o exemplo da cantara Mariah Carey há cerca de 20 anos num programa da MTV.

Benefícios de comprar casa com walk-in closet

closet
idealista

São várias as vantagens de comprar uma casa nova de luxo com o ‘glamour’ de um walk-in closet. Toma nota.

Mais organização

Sendo um closet com mais espaço do que os closets tradicionais, isto garante uma organização otimizada e também personalizada, com uma separação eficaz das peças de roupa, divididas também por estilos e cores, calçado, acessórios, bijuteria, etc.

Esta organização também te facilita imenso a vida na hora de procurares o que pretendes vestir e calçar, poupando tempo que muita vez perdemos em armários comuns procurando peças de roupa que estão “escondidas” por baixo ou atrás de outras.

Maior conforto e eficiência na troca de roupa

A tua rotina matinal ficará muito mais facilitada com um walk-in closet, uma vez que terás um espaço dedicado para as tuas mudanças de roupa diárias. Com uma dimensão generosa, poderás entrar no espaço com facilidade e moveres-te livremente. Podes ainda colocar um banco para te calçares mais facilmente.

Desta forma, terás muito mais comodidade e privacidade a trocar de roupa, em vez de o fazeres no quarto ou numa casa de banho com pouco espaço e conforto.

Valorização do imóvel

Por ser considerado um elemento de luxo, o walk-in closet vai adicionar valor à tua habitação, o que te será muito útil futuramente se decidires vender o imóvel ou colocá-lo a arrendar. Há muitas pessoas que valorizam esse espaço numa casa, por ser sinónimo de elegância, mas sobretudo de praticidade e comodidade. 

Desta forma, ao comprares uma casa com este elemento exclusivo estarás a garantir um excelente investimento

Dicas de organização

closet
idealista

Para conseguires tirar o melhor proveito do teu walk-in closet, deves tentar mantê-lo sempre organizado. Se precisas de dicas, aqui vão elas:

  • Usa cabides adequados a cada tipo de roupa: os de madeira ou veludo evitam que algumas peças deslizem e ou fiquem amarrotadas;
  • Coloca cestos ou caixas para guardar acessórios: seja bijuteria, lenços, cintos, gravatas ou cachecóis, a sua arrumação em cestos ou pequenas caixas ajudam bastante para que estes pequenos objetos não fiquem espalhados pelos armários;
  • Dobra as camisolas e outras peças adequadamente: isto facilita a arrumação e também evita que fiques com as roupas amassadas nas gavetas ou prateleiras;
  • Separa as peças por categorias e cores: para o final deixámos o mais importante, a organização das roupas e acessórios por categorias e cores, para que seja mais fácil encontrar o que procuras.

Casas novas de luxo com walk-in closet? Encontra-as aqui

 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta